Quais as áreas que mais cresceram em 2019 e as que mais vão crescer em 2020?

A empresa de recrutamento Michael Page, fez um balanço da actividade em 2019 e a previsão das tendências do recrutamento para o próximo ano. Saiba quais os sectores em destaque e que perfis são procurados.

 

A área de Finance da Michael Page apresentou um crescimento de 27%, referente ao desempenho deste ano, sendo que a procura de perfis financeiros se verificou principalmente nas áreas Imobiliária e Energética.

Para 2020, o sector financeiro enfrenta o desafio da digitalização e procura profissionais mais polivalentes e com domínio de competências sociais. Destaca-se o aumento das funções de Financial controller, Business controller ou Financial director. No sector das PMEs e assessorias, os perfis mais procurados são os de Administrative accountant ou General accountant; enquanto que nas empresas multinacionais se destacam as funções de General Ledger, Pagamentos e Cobranças.

Já o sector de Sales & Marketing registou um crescimento de 7%. Dada a estabilidade das funções comerciais nos últimos anos, e em alguns sectores como no marketing online, assiste-se a um crescimento da procura, e são esperados candidatos com domínio na experiência na definição e implementação de várias estratégias inovadoras e conhecimentos técnicos específicos dos sectores onde se inserem.

A digitalização neste sector vai impulsionar a procura de perfis com uma forte vertente analítica e capacidade de reinventar a função do marketeer que passa a assumir um papel estratégico fundamental no negócio. Estes profissionais apostam cada vez mais em formação e programas de educação específica para os desafios do marketing digital.

O sector continuará a procurar candidatos que dominem um segundo idioma de forma avançada, sendo o inglês o mais requisitado. O espanhol, alemão e francês poderão ser igualmente uma mais valia. As competências comerciais, sociais e de networking continuam a ser imprescindíveis para o cumprimento dos objectivos de venda.

Na área de Information Technology, a procura de talento é muito superior à oferta actual, originando um aumento dos salários nesta área. Em 2020, um director de Sistemas de Informação pode receber 100 mil euros anuais e um director de Desenvolvimento até 70 mil euros.

A “transformação Digital” das empresas é responsável pelo investimento em algumas especializações como a CiberSecurity, IOT, Cloud, Machine Learning, Big Data. Tal como nos anos anteriores, em 2019 verificou-se grande procura por engenheiros de Software, perfis de Quality assurance, devOps, cybersecurity, Networking engineers, System engineers e Cloud Computing. Estes profissionais foram recrutados sobretudo para Fintech, Software Houses, Consultoria, Banca e Serviços. A grande procura de perfis técnicos com as soft skills necessárias para unir os objectivos técnicos com os de negócio e para atrair e reter talento vai manter-se no próximo ano.

Esta área registou um crescimento de cerca de 25% em 2019 face a 2018, sendo que para 2020 se prevê um dinamismo semelhante com uma possível tónica nos perfis de CiberSecurity, IOT, Cloud, Machine Learning, AI, Big Data Robotic e Process Automation.

O sector Tax & Legal teve uma forte procura por parte das Sociedades de Advogados cujo volume de pedidos foi significativamente superior ao das outras empresas. Nas áreas de prática, registou-se maior volume de contratações em Corporate e M&A, Bancário e Financeiro, Direito Fiscal, Direito Imobiliário, Direito Laboral, Direito Público/Urbanismo, TMT/Data Protection, e ainda Contencioso Civil e Comercial. Aumentou ainda a procura de perfis mais generalistas por parte de “Boutiques” de Advogados especializadas, com background profissional nas áreas de Direito Civil, Laboral e Comercial.

Este conjunto de factores contribuiu para que esta área tivesse um crescimento de 50% por cento, face a 2018.

Já área Secretarial & Business Support, mantiveram-se as funções de Office manager, recepcionista e assistente Jurídica como as mais recrutadas pelas empresas de Consultoria, Real Estate / Fundos de Investimento e Sociedades de Advogados. Em 2020, deverá haver um aumento da procura por novos perfis na área de Customer Service, nomeadamente com a função de Customer Success manager, desenvolvendo a tendência observada este ano. Em termos de remunerações, a função de secretária de Presidência é a que apresenta um salário mais elevado entre 35 a 40 mil euros ano, seguindo-se a Secretária de Administração até 38 mil euros por ano. Em 2019, esta área da Michael Page cresceu 20%.

Também o sector industrial cresceu em relação a 2018, e notou-se uma tendência positiva na indústria Alimentar, Automóvel, Metalomecânica, Packaging e Farmacêutico, com maior procura das funções de direcção Industrial, Produto, Projecto, manutenção e automação, processo, que se traduziu num crescimento de 32% desta área para a Michael Page.

Já a área de Insurance registou um crescimento de cerca de 40% e um aumento idêntico no recrutamento de perfis, sendo os mais recrutados Actuários/Risco/Comercial, acompanhando a evolução do sector segurador que passa por uma franca expansão, fruto da aposta no talento fora do sector, na digitalização e inovação. Em 2020, prevê-se aumento da procura de perfis de data Scientist, Actuario e comercial para correctoras.

Finalmente o mercado de Shared Services Centres (SSC) é procurado cada vez mais por empresas que apostam em Portugal, tornando-se o país num local decisor do negócio e não apenas o backoffice das operações. As funções mais recrutadas são nas áreas de general ledger, accounts payable e accounts receivable, observando-se um cada vez maior cuidado e preocupação na qualificação de perfis adaptados à realidade SSC. Para 2020, a área de IT em contexto de SSC deverá registar o maior crescimento. Em 2019, esta área da Michael Page cresceu 45%.

Ler Mais