Qual é o perfil do candidato perfeito?

No relatório “The Hiring Process Report 2015”, a consultora Kelly Services aponta as actuais tendências de recrutamento e as competências que as empresas procuram nos profissionais.

De acordo com este estudo, os recrutadores encaram o candidato perfeito como alguém que se encaixa perfeitamente no perfil procurado no que diz respeito à experiência (54%) e às qualificações (34%), bem como alguém que tenha alto desempenho (30%) e se mantenha na empresa por pelo menos três anos. O melhor preço já não é um factor assim tão importante.

Este relatório revela também que os recrutadores dão mais valor à experiência em detrimento das qualificações. Apesar das qualificações serem importantes, um indivíduo experiente pode ser uma opção mais segura, especialmente se a empresa tiver pouco tempo para formar e precisa de alguém que ponha mãos-à-obra.

Candidatos com múltiplas habilidades sociais são muitas vezes vistos como um maior activo a longo-prazo, segundo esta pesquisa, que revela as soft skills mais valorizadas pelos recrutadores: capacidades de comunicação (54%), auto-motivação e iniciativa (50%), responsabilidade (43%), orientação para os resultados (35%) e espírito de equipa (31%).