Qual o grau de envolvimento dos seus colaboradores?

Mobilidade de colaboradores aumenta devido a projectos internacionaisCriar equipas dedicadas e com alto grau de “engagement” implica fazer as escolhas certas. Potenciar a dedicação dos profissionais pode ser mais fácil com estas sugestões.

O artigo da Forbes defende que as empresas cujas equipas encaram o trabalho de forma «apaixonada» ficam sempre a ganhar em termos de resultados da operação. Passando pela motivação dos colaboradores e pela adopção de um estilo de liderança correcto, a revista faz uma análise da forma como pode criar equipas altamente motivadas e envolvidas com a organização.

Este esforço, escrevem, deve ser feito desde o primeiro momento – o do recrutamento. É essencial saber detectar e contratar profissionais com «paixão» pelo que fazem, com «ética de trabalho», «integridade», «resiliência» e «energia positiva.»

Outro factor importante é o estilo de liderança adoptado. Um bom líder motiva naturalmente os seus colaboradores, ao passo que um mau líder pode arruinar a coesão de uma equipa. Os primeiros são pessoas «confiáveis», que se esforçam para «melhorar a sua equipa» e que mantêm sempre uma postura de «energia positiva.»

Por fim, a motivação. Para manter os seus colaboradores com vontade de atingir objectivos deverá dar todas as condições para que possam fazer um bom trabalho. Mantenha as suas promessas, recuse o medo como forma de coagir os colaboradores, espicace a curiosidade dos membros da sua equipa, desafie-os constantemente e não seja demasiado rígido nas regras e nos processos.