Qualificações, trajectórias e novos desafios profissionais vão estar em debate esta semana
A Futurália, promovida pela Fundação AIP, está de volta à FIL – Feira Internacional de Lisboa, de 22 a 25 de Março, com o mote “Ninguém fica para trás. Educação para todos”. No dia 24 de Março, enquadrado no âmbito do Ano Europeu das Competências, a Futurália promove o Fórum “Qualificações, trajetórias e novos desafios profissionais”, um espaço de reflexão e de interacção sobre o papel da educação e do conhecimento face aos desafios da transformação da economia digital e da economia verde, a qualificação e (re)qualificação.
O encontro realiza-se entre as 9h30 e as 13h00 no Auditório Futurália, no pavilhão 2 da FIL, e é aberto a todos os interessados, tendo especial interesse para professores e formadores, decisores político-institucionais, dirigentes, associações de juventude e autarcas.
O programa está disponível aqui, onde também é possível fazer a inscrição.
Estão os sistemas de educação e formação preparados para os novos desafios?; Como garantir o acesso aos diversos níveis de ensino num quadro persistente de desigualdades sociais e de rendimentos?; E como integrar os segmentos jovens mais marginalizados, nomeadamente os que nem estudam nem trabalham (NEET)?, são algumas das questõers que vão ser alvo de reflexão.
O debate irá também abordar temas como a inovação por via de novos modelos de ensino e aprendizagem; as competências necessárias na transição digital e sustentabilidade; reskilling e upskilling; e até o problema dos desajustamentos entre a oferta e a procura de trabalho (mismatching).
O Fórum “Qualificações, trajetórias e novos desafios profissionais” será apresentado por Joana Simões, estudante da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), e contará com a colaboração de uma equipa de estudantes dos cursos superiores e/ou profissionais de Comunicação, Jornalismo, Audiovisual e Multimédia, Eventos, técnico de Restaurante e Bar, Cozinha e Pastelaria.
Para além de estarem envolvidos na organização da iniciativa, os estudantes serão os responsáveis por executar as diversas tarefas inerentes à implementação e funcionamento do Fórum, assegurando as funções necessárias à sua realização e mostrando, desta forma, as competências e qualificações adquiridas nos respectivos cursos.
As inscrições para o Fórum Futurália devem ser efectuadas até ao dia 22. A Futurália está aberta ao público das 10h00 às 19h00, de 22 a 24 de Março, e das 11h00 às 20h00 no dia 25 de Março.