
Quando a diferença está nos detalhes na motivação
Saiba como manter a motivação da sua equipa a níveis desejáveis com as quatro sugestões que lhe apresentamos.
A motivação é um factor chave do desempenho de cada colaborador e mesmo de cada equipa. Trabalhar a motivação é essencial, se queremos que as nossas organizações continuem a ser bem sucedidas na sua actividade.
Pode até achar que a motivação da sua equipa depende do seu budget ou dos benefícios financeiros que pode dar aos seus colaboradores, mas, na verdade, há coisas que podem fazer uma diferença bem maior na motivação dos seus colaboradores.
A Neves de Almeida | HR Consulting apresenta-lhe quatro dicas para que a motivação da sua equipa esteja sempre a níveis desejáveis:
Crie sentido de missão. Cultive a paixão e energia dos seus colaboradores, em cada tarefa e em cada projecto. Nunca deixe de reforçar quão importante é o trabalho de cada um para que cheguem ao objectivo final.
Promova o crescimento. Aproveite todas as oportunidades para desenvolver as competências dos seus colaboradores, seja através de formação ou dando-lhes novas responsabilidades. Isto vai transmitir mais confiança à sua equipa e vai dar-lhes uma razão para se aplicarem mais no seu trabalho.
Crie espírito de equipa. Reforçar o sentido de equipa é algo que pode fazer frequentemente com pequenos jogos ou em encontros regulares informais (almoço, café, etc.). Isto vai ajudar a que todos sintam confiança na sua equipa.
Pergunte. No que se refere às motivações extrínsecas, pergunte aos seus colaboradores o que preferem. Alguns podem preferir o seu dia de aniversário livre, outros, fruta no escritório. Não tenha receio de perguntar.
Para mais sugestões e artigos sobre como motivar todas a sua equipa, consulte o HR Buzz, o seu blogue sobre Recursos Humanos.