
Quanto mais colaboradores felizes, maior o sucesso
A relação entre a satisfação dos colaboradores com o seu emprego e o sucesso financeiro da empresa é um tema complexo, mas agora um estudo concluiu que os colaboradores felizes podem encaminhar a sua organização rumo ao sucesso.
A investigação realizada pelo “Economic Research–Ekonomska Istraživanja”, da Universidade de Split, na Croácia, estudou a perfomance de 40 grandes e médias empresas utilizando para isso diferentes indicadores financeiros, incluindo lucros, custo do trabalho e rendimentos sobre activos. Questionando quase 6000 colaboradores destas organizações sobre 11 aspectos do seu trabalho como o salário, a segurança do emprego, horas ou gestão, pode-se calcular a satisfação geral combinando os valores de todos estes factores.
Publicado no “Taylor & Francis”, a autora, Danica Bakotić, estudou a relação entre os dois lados, ou seja, os níveis de satisfação numa dada altura com os resultados financeiros da empresa. Ora, os primeiros dados sobre esta matéria, bem como as posteriores análises estatísticas revelaram uma relação significativamente positiva entre os dois factores. No entanto foram previstos alguns aspectos externos que podem influenciar, naturalmente, os resultados da empresa.
Por isso, é possível afirmar que as organizações com os colaboradores mais satisfeitos são as que apresentam melhores resultados. Nesta matéria os factores que influenciam mais a satisfação são os rendimentos por colaborador, o custo de trabalho por pessoa e o chamado ROE, ou o retorno sobre os activos.