Quase 10 mil alunos em Portugal já têm aulas remotas de programação

A abertura de licenças gratuitas a todo o país, a propósito do encerramento das escolas, provocou um aumento de registos na plataforma de ensino, ubbu. Além do apoio remoto dos professores, os pais podem, agora, utilizar a plataforma.

 

A ubbu é uma plataforma de ensino de Ciências da Computação que tem um currículo com aulas semanais preparadas para as crianças do 1.º ao 6.º ano de escolaridade. Construída, na sua génese, para ser utilizada na sala de aula, foram criadas algumas ferramentas para se adaptar à “realidade remota” que se vive actualmente, face à pandemia Covid-19.

Para facilitar ainda mais o acesso a todos, a ubbu abriu ainda o software aos pais, que podem, desta forma, apoiar a aprendizagem de programação dos filhos em casa, sem que estejam dependentes da incorporação da ferramenta pelos professores, escolas e agrupamentos.

«Foram desenvolvidos novos conteúdos para facilitar a utilização da plataforma em casa e está-se a estudar a possibilidade dos alunos e professores partilharem os projectos dentro e fora da plataforma, para poderem comunicar entre eles e com a comunidade», explica João Magalhães, CEO da ubbu.

O software oferece um currículo “chave na mão” de aulas de Ciências da Computação para alunos e professores, que apenas têm que seguir os conteúdos e actividades propostos. A abordagem educacional utilizada é o STEAM, que explora disciplinas como Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática e aplica-as para a solução de problemáticas do quotidiano, sempre com base em conteúdos dos 17 Objectivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

O objectivo é preparar as crianças para o futuro, onde essas competências e a familiaridade com os conceitos e ferramentas tecnológicas serão indispensáveis.

Segundo João Magalhães, «a ubbu é uma nova disciplina do currículo escolar que se dedica a ensinar Ciências da Computação e programação, que ajudam a desenvolver competências como o pensamento computacional, raciocínio lógico, resolução de problemas e criatividade».

As inscrições continuam abertas no  site (e o software será gratuito até Junho, período que será estendido caso seja necessário).

Ler Mais