Quase metade das PME planeia contratar este ano. Há uma área que se destaca

A terceira edição do Barómetro PME revela que este ano, 47% dos inquiridos equaciona contratar, principalmente na área de operações (50,5%). Em 66% das PME não haverá alterações aos quadros de pessoal.

O barómetro revela ainda que a preocupação com a sustentabilidade diminuiu e que a maioria das empresas continua a não conhecer, medir ou possuir planos sobre impactos ambientais, com apenas 21,1% da amostra a considerar-se ameaçada pelos riscos de emergência climática. No entanto, encontram-se mais conscientes dos processos de qualidade/certificações que contribuem para a sustentabilidade do negócio, por via de certificações PME Líder e formações.O recurso a apoios financeiros diminuiu quase 15 pontos percentuais (p.p.) em 2023, tendo-se verificado uma maior expressão no caso dos financiamentos bancários (26,1%), seguidos dos financiamentos do Estado (11,5%).

Mais de 70% das PME não sente necessidade de recorrer a ferramentas de gestão de risco, das quais 32% desconhece a sua existência. Nas vendas apenas 18,2% manteve o volume do ano transato e, dos 15,1% que registaram descidas, a maioria acredita que irá conseguir repor os níveis de venda anteriores à pandemia. (Resultados Barómetro PME 2023 pág 29, Q19) Na exportação, apenas 24% dos inquiridos exporta, mais de 70% apenas para a Europa (Espanha, França e Alemanha) e os restantes para África (Angola e Moçambique). O Barómetro PME Magazine foi lançado com o objectivo de compreender as mudanças e os reais desafios que o sector empresarial português enfrenta nas áreas da sustentabilidade, pessoas, vendas, marketing e transformação digital. Com a maior participação registada ao longo das últimas edições, foram inquiridas 938 empresas: 700 micro, 205 pequenas e 33 médias, com maior concentração na região Norte e na Área Metropolitana de Lisboa.