Quase metade dos departamentos de RH ainda recorre aos processos manuais

Cerca de metade das organizações ainda realiza a maior parte dos seus processos de recursos humanos de forma manual. E só cerca de um terço tem as suas soluções integradas. Os dados são do estudo da IDC, “2024 HR Maturity Index: The Yardstick for HR Transformation”, patrocinado pela Cegid.

 

O estudo tem por base inquéritos realizados a nível mundial (17 países da Europa, América Latina e América do Norte), a 740 profissionais de recursos humanos de nível de direcção ou superior, de empresas com mais de 500 colaboradores e de todos os sectores de actividade.

O estudo da IDC retrata a realidade dos departamentos das grandes empresas, os seus desafios, oportunidades e necessidades. Para 42% dos entrevistados, a melhoria da experiência dos colaboradores é a sua principal prioridade, enquanto para 39% é a formação e o desenvolvimento de carreira dos colaboradores. Por outro lado, 32% afirma estar focado em desenvolver uma estratégia de recursos humanos.

Perante a pergunta “Numa frase, como vê o futuro dos RH?”, a maioria dos entrevistados associa o seu futuro à tecnologia e a um grande foco no colaborador.

Os inquiridos acreditam que a inteligência artificial generativa irá desempenhar um papel muito importante nos recursos humanos. E, de facto, grande parte dos processos desta área é repetitiva e pode ser automatizada, desde a publicação de ofertas de emprego e selecção de CVs até ao controlo de assiduidade e ao processamento de salários.

No entanto, apenas 52% das organizações automatizou metade ou mais destas tarefas. E só 22% dos entrevistados conta com a maioria dos processos automatizados.

O memso estudo mostra que 32% dos inquiridos afirma que apenas algumas das suas aplicações de gestão de pessoas estão integradas e estas são específicas para determinadas funções. Apenas 13% dos profissionais conta com integração total.

À escala global, o estudo revela que, enquanto as organizações da América Latina enfrentam desafios operacionais, nas do Canadá e da Europa as cargas de trabalho transacionais estão mais digitalizadas e automatizadas. Este avanço do Canadá na área dos recursos humanos deve-se, em parte, à sua proximidade com os Estados Unidos, uma referência em termos de inovação nas práticas de RH.

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