Quase metade dos estudantes estrangeiros que chegam a Portugal estão a fazer licenciatura

De acordo com dados das instituições do projecto de promoção internacional Universities Portugal, 48% dos estudantes estrangeiros que chegam ao nosso país estão a fazer o primeiro grau de formação académica no ensino superior. O mestrado é o segundo nível de formação mais procurado pelos alunos internacionais (34%), seguindo-se o doutoramento (12%).

 

Ao longo da última década têm sido cada vez mais os estudantes estrangeiros que escolhem fazer a sua formação superior em Portugal e, no último ano lectivo, registou-se o número mais alto de sempre de alunos internacionais inscritos nas universidades e politécnicos portugueses.

Em 2021/2022 Portugal teve, no global do país, 69.965 estudantes estrangeiros inscritos, isto é, mais 18,7% face ao ano lectivo anterior (58.960), sendo que deste total 54.950 estiveram no ensino público e 41.472 alunos estiveram integrados nas 16 instituições de ensino superior membros do CRUP (Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas) que fazem parte do Universities Portugal.

O ensino superior público continua a representar a maioria dos estudantes internacionais inscritos. No caso do Universities Portugal, as Universidades de Lisboa e do Porto lideram as preferências dos alunos estrangeiros (8570 e 6042, respectivamente). Os indivíduos que escolhem fazer a sua formação académica no ensino superior português optam, na sua maioria, pelas áreas de gestão e administração (8144), direito (4213) ou electrónica e automação (3031).

No que diz respeito à distribuição por nacionalidade dos estudantes estrangeiros no ensino superior português, também de acordo com os dados da Universities Portugal, o Brasil continua a ser o país emissor de mais estudantes no país (18.859), seguindo-se a Guiné-Bissau (6478), Cabo Verde (5694) e Angola (4702).

Estes números e outros indicadores de internacionalização, bem como boas práticas, são alguns resultados do Universities Portugal apresentados na Universidade do Minho, por ocasião da segunda conferência de internacionalização dedicada ao tema “Será o nosso Ensino Superior inclusivo?”. O evento tem como objectivo reflectir e capacitar as instituições nacionais para a inclusão, bem como perceber o impacto económico e sociocultural das mobilidades de estudantes internacionais.

O programa completo da conferência pode ser consultado aqui.

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