Quatro áreas em que pode (e deve) tirar partido da IA para melhorar a Gestão de Pessoas

A Inteligência Artificial tem causado uma verdadeira revolução nas várias indústrias, alterando as dinâmicas operacionais. A área de Recursos Humanos não é excepção, por isso a Factorial, empresa de software para a gestão dos Recursos Humanos, reflecte sobre os benefícios da IA e como tirar partido deles para melhorar o dia-a-dia das equipas.

 

A adopção da IA nos RH oferece a capacidade de automatizar procedimentos, melhorar a eficiência e enriquecer a tomada de decisões com insights valiosos. Adicionalmente, possibilita uma experiência mais personalizada para os colaboradores.

Assim, a IA tornou-se uma ferramenta crucial para impulsionar a eficiência, produtividade e competitividade organizacional.

Alguns dos benefícios visíveis da aplicação da IA nos RH incluem:

Recrutamento e selecção

Os algoritmos de IA podem automatizar triagens de currículos, identificar os melhores candidatos e oferecer previsões de adequação de candidatos a vagas. Isto economiza tempo, permitindo que os recrutadores se concentrem em interacções mais estratégicas. Para além disso, também reduz o enviesamento inconsciente da análise humana dos CV.

Onboarding e integração

A IA pode auxiliar o processo de onboarding, com chatbots que fornecem informações aos novos colaboradores e facilitam a sua adaptação ao ambiente de trabalho, assegurando suporte contínuo e acelerando a produtividade. Esta é uma boa forma de aumentar a satisfação e melhorar a experiência dos colaboradores desde o primeiro dia.

Análise de dados e tomadas de decisão

Os dados são essenciais para conseguir tomar decisões estratégicas. IA facilita a sua análise, mesmo em grandes volumes, revelando padrões ocultos que auxiliam os profissionais de RH quando têm de tomar decisões sobre contratações, formações e desenvolvimento de carreiras.

Experiência do colaborador

Implementar mecanismos alimentados por IA permite responder rapidamente a perguntas, oferece suporte técnico e personaliza a experiência dos colaboradores, aumentando a satisfação, melhorando a comunicação interna e proporcionando um ambiente mais inclusivo. De novo, a IA revela-se importante para aumentar a satisfação e o envolvimento dos colaboradores com a empresa.

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