Quatro erros que chefes emocionalmente inteligentes não cometem

Ter um canudo não é sinónimo de bom senso e os exemplos estão à vista. É certo que ninguém está livre de errar, mas só cai nestes erros duas vezes quem quer. Separar a emoção da razão é o primeiro passo e, de resto, o mais importante.

 

Com isso em mente, aqui estão alguns comportamentos (mais comuns do que gostaríamos) que os líderes emocionalmente inteligentes não cometem, compilados pelo portal “Inc.”, e que deve evitar já. Tome nota e ponha a sua liderança à prova:

1- Perder o controlo. Ser chefe pode ser stressante e, muitas vezes, frustrante. Porém, os chefes não devem deixar-se levar pelas emoções, explodir e fazer ultimatos. O mais provável é não ter o resultado pretendido por parte dos trabalhadores.

2- Contratar familiares. Os colaboradores que não são da família irão, a qualquer momento, lidar com conflitos (quase inevitáveis) e irão sentir-se a mais.

3- Comportar-se como um sabichão. A vontade cega de alcançar o sucesso pode ser inimiga da perfeição. Esteja sempre pronto a ouvir os outros.

4- Aceitar presentes dos trabalhadores. Os chefes emocionalmente inteligente não se deixam levar por bens materiais ou falsos elogios e não querem ser agradados por todos.

Ler Mais