Quatro factores-chave para a sustentabilidade digital

Vivemos tempos de mudança. A transformação digital está já a gerar alterações gigantes na sociedade civil, mas, sobretudo, no mundo corporativo, libertando tempo aos trabalhadores para tarefas menos rotineiras e que exigem mais soft skills e formação. Mas é preciso saber tirar partido dela.

 

Porém, para tirar o máximo partido desta realidade disruptiva, têm todos de se adaptar e estar preparados para a mudança e desafios que se apresentam pela frente, investindo no desenvolvimento e na formação das competências adequadas. A pensar nisso, a Adecco identificou os quatro factores-chave para a sustentabilidade digital:

 

1. Investir em investigação e inovação
Não podemos parar o progresso, mas podemos aproveitá-lo.

2. Reformas escolares
As competências digitais são um dever. E as competências pessoais necessárias para este novo mundo profissional também, tais como a flexibilidade, a competência para ‘aprender como aprender’ e de adaptação a mudanças contínuas, bem como competências de colaboração e de comunicação para fomentar o trabalho e os resultados em equipas geograficamente dispersas.

3. Investir em aprendizagem ao longo da vida e na requalificação
O objectivo é acompanhar o ritmo das mudanças rápidas. Uma obrigação para os trabalhadores, que agora enfrentam vários períodos de múltiplos percursos profissionais.

4. Adoptar a flexibilidade e a mobilidade
Será essencial para fomentar redes e experiência internacional, assim como competências interculturais.

Ler Mais