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Quatro formas de estabelecer confiança com os seus colaboradores
De acordo com uma pesquisa do autor e professor Paul J. Zak, os colaboradores que trabalham em empresas com um ambiente de alta confiança têm mais energia no trabalho, menos stress e estão menos dias doentes. Já a falta de confiança dificulta a produtividade.
Na era da tecnologia, das notícias falsas e das violações de dados, a confiança é preciosa. Um passo em falso pode destruí-la num instante.
Tendo isto em mente, Marie Rosecrans, vice presidente da SMB partilhou com o Business Insider quatro formas de estabelecer confiança com os seus colaboradores.
1. Construa uma relação aberta e transparente
Não se pode construir confiança em terreno instável, por isso não reconhecer um erro pode afectar negativamente muitos relacionamentos no trabalho. Mostre o seu valor como líder, humildemente (mas com confiança), intensificando e admitindo falhas quando isso acontecer. Siga os seguintes passos:
- Não hesite em admitir os seus erros e falhas. Partilhe como aprendeu com essas falhas, pois ajuda outras pessoas a verem que é transparente e confiável;
- Em vez de deixar as falhas de lado e fingir que os colegas as vão esquecer, admita-as logo após cometer um erro. As pessoas vão-se lembrar e valorizar esse esforço;
- Reconheça e aceite o feedback, porque as pessoas se importaram o suficiente para dá-lo.
2. Comprometa-se apenas com o que pode cumprir
Confirme apenas tarefas que sabe que pode concluir e pare de se comprometer demais. Siga estas tácticas:
- Se estiver em risco de não conseguir cumprir o seu compromisso, diga-o. Não permita surpresas desagradáveis. Se achar que o seu compromisso está em risco, seja proactivo em comunicar o dilema e oferecer soluções.
- Faça pequenas promessas e cumpra-as. Entregue o mais rápido possível, principalmente quando a vida pessoal de alguém estiver envolvida.
- Mostre-se preparado para qualquer compromisso, seja uma conversa, reunião ou evento, para demonstrar que realmente se importa com o resultado. Saiba com quem se vai encontrar, pesquise (no LinkedIn, Twitter e pesquisa no Google) para se familiarizar com todos os principais participantes. Também é aconselhável preparar uma agenda que inclua objectivos e resultados pretendidos.
3. Tenha conversas difíceis
Se precisar de ter uma conversa desconfortável ou falar com coragem, tente estas etapas:
- Aceite os outros, mesmo que não concorde com eles.
- Dê um passo atrás e considere a situação objectivamente.
- Seja o mais transparente possível. Explique os factos exactamente como os vê.
- Assuma a responsabilidade pela forma como pensa, sente, fala e se comporta.
4. Seja flexível e adapte o seu estilo de liderança conforme necessário
Uma empresa está cheia de personalidades diferentes, o que significa que a mesma abordagem de liderança não vai funcionar com todos os colaboradores.
Tome o feedback como um exemplo. Como todos sabemos, às vezes é necessário dar feedback para pessoas que não estão dispostas a recebê-lo. Empatia e calma são fundamentais para lidar com essas personalidades fortes ou situações emocionalmente carregadas.
E, se estiver a enfrentar resistência quando precisar fornecer feedback, considere estas etapas:
- Saiba se e quando precisa melhorar. Desenvolva e comunique um plano de acção para reforçar as suas fraquezas.
- Mantenha a calma durante conversas difíceis. Se necessário, remova-se fisicamente da situação antes de deixar que as emoções afectem as suas reacções. Comprometa-se a voltar assim que tiver tempo para reflectir melhor.
- Partilhe testes de personalidade com colegas de equipa para esclarecer estilos e preferências de comunicação.