Quatro recomendações para tornar a vida do seu manager (e a sua) mais fácil

A existência e desenvolvimento da gestão “de baixo para cima” é essencial para potenciar as relações profissionais com os cargos de chefia.

 

O e-guide Como sobreviver ao telatrabalho da Robert Walters, consultora de recrutamento e selecção especializada para postos intermédios e diretivos a nível global, recomenda quatro formas de melhorar a relação profissional com os chefes de equipa para facilitar o entendimento entre todos:

 

1. Descubra o estilo de trabalho do seu manager
Descobrir o que motiva o seu manager pode ser uma grande ajuda para a construção de uma relação de trabalho bem-sucedida e duradoura. Ao perceber como o seu manager prefere comunicar, como gosta de receber feedback ou quais são as suas maiores irritações, pode adaptar o seu próprio comportamento para tornar a vida de ambos um pouco mais fácil. Desta forma, vai beneficiar de uma relação mais positiva e o seu manager vai apreciar o seu esforço de adaptação e o trabalho vai fluir muito melhor.

 

2. Partilhe mais do que faria tipicamente
Não se trata de encher a caixa de entrada do seu manager com mensagens e actualizações constantes. Na verdade, ao descobrir o seu estilo de trabalho, prestando atenção ao seu comportamento e a tudo aquilo que vão falando, deve entender os níveis e métodos de comunicação que o seu chefe prefere. Ao manter o seu manager informado sobre o seu progresso, este não sentirá necessidade de ir atrás de si para saber o estado de cada projeto, pelo que é menos uma coisa com que se preocupar.

 

3. Crie confiança através das suas acções
Construir confiança tem tudo a ver com integridade. Ao entregar o seu trabalho dentro do prazo ou ao estar disponível para ajudar em projectos adicionais, vai fazer com que seja considerado um trabalhador independente que não precisa ser “microgerido.” Afinal, o micromanagement é frequentemente o resultado da convicção de um manager de que as pessoas da sua equipa não vão fazer o seu trabalho sem o seu controlo ou ajuda.

 

4. Lembre-se de discordar
O seu manager não lê pensamentos. Se discordar de uma decisão que se está a tomar, ou se tiver uma sugestão de como algo podia ser melhorado, deve dizê-lo. Não deixe que pareça que se está a queixar, pelo contrário, encontre o momento e local adequados para expressar as suas divergências e faça-o com todo o respeito. Fazer isso mostra que se preocupa.

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