Quatro tendências que vão liderar a revolução dos dados (e que não pode ignorar)

Em 2025, o sector da tecnologia continuará a evoluir rapidamente, e as tendências em Data Science, Machine Learning e Business Intelligence vão estar no centro das mudanças. A Junior Data Consulting (JDC), Júnior Empresa da Nova IMS especializada em soluções tecnológicas orientadas por dados, destaca quatro tendências que vão transformar o mercado.

Tome nota:

1. Análise preditiva e prescritiva avançada: antecipar para liderar
A análise preditiva está a tornar-se ainda mais sofisticada, permitindo às empresas não só prever tendências mas também recomendar acções estratégicas com base em modelos prescritivos. Com o suporte de algoritmos de Machine Learning e Big Data, sectores como a logística e o retalho têm a oportunidade de optimizar cadeias de abastecimento e melhorar a experiência do cliente através de decisões mais rápidas e precisas.

 

2. Explainable Machine Learning (XML): transparência como prioridade
A adopção de modelos de Machine Learning que explicam os seus processos de decisão será uma prioridade este ano. A capacidade de entender como e porquê um algoritmo chegou a uma conclusão trará maior confiança e aceitação por parte de utilizadores e decisores em todos os sectores de actividade. Esta mudança de mentalidade será essencial para garantir credibilidade e maior adopção das soluções de IA no mundo empresarial.

 

3. Análise em tempo real: decisões instantâneas, vantagem competitiva
Com o aumento da capacidade de processamento de dados, a análise em tempo real será uma ferramenta estratégica em 2025. Deste modo, as empresas poderão reagir a eventos em fracções de segundo, optimizando operações e maximizando resultados. Exemplos incluem a monitorização de dados de sensores da Internet das Coisas (IoT), utilizados em cidades inteligentes e fábricas automatizadas, ou a gestão de inventário em tempo real em cadeias de abastecimento.

 

4. Ética e governança de dados: a nova prioridade empresarial
Com o aumento das preocupações com privacidade e uso ético de dados, as empresas irão sentir, cada vez mais, a necessidade de adoptar práticas robustas de governança de dados. A conformidade com regulamentações como o RGPD continuará a ser essencial, mas deverá ir além, incluindo iniciativas proactivas para proteger os interesses dos utilizadores. Além disso, o crescimento dos Large Language Models (LLMs) e das soluções de IA generativa acarreta novos desafios, incluindo a falta de regulamentação específica para estes modelos, o que deverá ser um dos principais debates do sector em 2025.

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