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Que competências as empresas vão procurar em 2020?
Inteligência social, interdisciplinaridade e capacidade de operar em diferentes contextos culturais são alguns dos atributos profissionais apontados no relatório da Sodexo como essenciais para obter sucesso.
Num futuro próximo, as máquinas e sistemas inteligentes vão automatizar muitos dos actuais postos de trabalho. Computadores mais potentes vão desencadear um fluxo de informações e conectividade sem precedentes, enquanto os novos media vão promover novas formas de organização.
A investigação “Habilidades de trabalho do futuro em 2020” mostra que, com as tecnologias sociais a desempenhar um papel importante na criação de valor, as soft skills vão tornar-se cada vez mais importantes para as empresas.
As 10 competências essenciais para ser bem sucedido em 2020:
- Criação de sentido – determinar o significado mais profundo do que está a ser expresso
- Inteligência social – conectar-se com os outros de modo profundo e directo
- Pensamento adaptativo e inovador
- Competência multi-cultural – operar em diferentes contextos culturais
- Pensamento computacional – traduzir grandes quantidades de informação em conceitos abstractos
- Alfabetização em novos media – desenvolver processos de trabalho para resultados específicos
- Interdisciplinaridade – entender conceitos através de disciplinas múltiplas
- Mentalidade lógica – desenvolver processos de trabalho para resultados específicos
- Gestão de carga cognitiva – filtrar informação e maximizar o funcionamento cognitivo
- Colaboração virtual – trabalhar produtivamente como membro de que uma equipa virtual
Este estudo foi realizado por Anna Davies, Devin Fidler e Marina Gorbis, do Instituto para o Futuro (IFTF) para o Instituto de Pesquisa da Universidade de Phoenix, e publicado no Relatório de Tendências do Ambiente de Trabalho da Sodexo em 2015.