
Quer atrair e reter o melhor talento na sua organização? Siga estes cinco passos
Numa altura em que a escassez de talento se intensifica e em que candidatos e trabalhadores exigem novos valores e comportamentos por parte das empresas, a atracção e a fidelização do talento tornam-se primordiais para o sucesso das organizações.
O ManpowerGroup apresenta cinco medidas que as empresas devem adoptar na sua estratégia, para impulsionar o desenvolvimento da carreira dos colaboradores e, consequentemente, reforçar a sua capacidade de atracção e fidelização de talento.
1. Alargar a definição de crescimento na carreira
Assegurar que, na organização, a definição de «crescimento na carreira» vai além das promoções. É necessário pensar em formas de os trabalhadores crescerem no cargo que desempenham, mas também ponderar a evolução para outras funções e até mesmo o crescimento no exterior, nomeadamente em actividades externas, em conselhos ou comités relevantes para a empresa e para a comunidade.
2. Capacitar os profissionais para serem responsáveis pela sua carreira
Quando cada pessoa se responsabiliza pela sua carreira, existe um maior sentido de propósito e de pertença. Assim, o papel das organizações passa por encorajar os colaboradores a explorarem os seus pontos fortes e valores e a forma como estes se alinham com a organização. É igualmente importante assegurar que lhes são proporcionados mecanismos para obter feedback, tais como ferramentas de avaliação 360 e assessments de carreira, e reforçar a sua capacidade para desenvolver uma rede de contactos relevantes dentro de toda a organização.
3. Formar os líderes para serem coaches de carreira
Os gestores devem actuar como coaches de carreira, colocando questões para ajudar os colaboradores a desenvolver o seu compromisso com a empresa e a sua função. São exemplo perguntas como: «o que o entusiasma mais nesta função?», «qual é o trabalho dos seus sonhos?», ou «como posso ajudá-lo a progredir para essa função?». Desta forma, é possível ajudar os profissionais a descobrir um propósito e objectivos de carreira mais profundos, e a crescer. Estas conversas também farão com que as pessoas se sintam ouvidas e valorizadas. Se os gestores estiverem relutantes em adoptar este papel, ou se estiverem ainda a aprender a fazê-lo, o recurso a coaches de carreira certificados pode ser uma opção.
4. Utilizar tecnologia que auxilie a mobilidade na carreira
A adopção de soluções de análise de competências e gestão de carreiras permite mapear as competências necessárias à organização no futuro, comparar a sua força de trabalho com estas competências e alinhar os colaboradores com as funções que melhor se adequam aos seus conjuntos de aptidões. Estas ferramentas usam IA para ajudar a definir percursos de carreira para os colaboradores, o que pode ser especialmente útil em grandes organizações, mais complexas, onde as oportunidades podem ser difíceis de identificar.
5. Acelerar carreiras de grupos sub-representados
O estabelecimento de um programa de mentoria pode promover a inclusão e fomentar o crescimento profissional dos grupos minoritários. Para que o resultado seja o esperado, será também importante fornecer aos mentores o apoio de que necessitam para compreender o seu papel.