![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2023/01/Jobbatical-Founding-Team.jpg)
Quer atrair talento estrangeiro para a sua empresa mas tem tido dificuldade? Verifique se cumpre estes cinco requisitos (se não, desenvolva-os)
A ascensão do interesse e necessidade de realocar talento estrangeiro, quer para combater a escassez sentida em todos os sectores, quer para tornar as organizações mais diversas e inclusivas culturalmente, marcam o novo panorama do mercado de trabalho. Perante este novo cenário, a Jobbatical, plataforma tecnológica que gere a alocação de colaboradores para empresas estrangeiras, identificou os cinco principais factores que tornam as empresas atractivas para os profissionais estrangeiros.
1. Salário competitivo e benefícios
Oferecer um salário competitivo e um pacote de benefícios é crucial para atrair o melhor talento internacional. Isto inclui não só um salário justo, mas também cuidados de saúde, planos de reforma e outros benefícios que são importantes para o bem-estar de potenciais colaboradores.
2. Desenvolvimento profissional
Muitos profissionais vêm a mudança de país e de empresa como uma oportunidade para crescer e desenvolver as suas competências e carreiras. As empresas que oferecem programas de formação e desenvolvimento, bem como progressão, são mais propensas a atrair os melhores candidatos.
3. Uma cultura de trabalho positiva
Uma cultura de trabalho positiva é a chave para atrair e reter talento de topo. As empresas que derem prioridade ao equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, transparência e flexibilidade destacar-se-ão para os profissionais estrangeiros.
4. Cultura acrescentada vs cultura enraizada
Muitas empresas dizem estar a contratar profissionais que revelam fazer parte da cultura enraizada, o que na realidade significa contratar pessoas muito semelhantes. Como referiu Patty McCord, a antiga chief People officer da Netflix: «Contratar cultura enraizada é como contratar pessoas com quem se quer ir beber uma cerveja numa sexta-feira à noite.». Segundo um estudo realizado pela empresa de consultoria ManpowerGroup, 92% das organizações acreditam que uma mão-de-obra diversificada é benéfica e 95% querem aumentar a diversidade nas suas equipas nos próximos 12 a 18 meses.
5. Local de trabalho flexível
A localização de uma empresa pode ser um factor importante para atrair talento estrangeiro, mas representa apenas um dos lados da moeda. É o local de trabalho combinado com um modelo híbrido que faz diferença, deste modo, os profissionais podem combinar a sua vida profissional entre o escritório e a sua própria casa. O trabalho híbrido é a chave para reter e atrair talento.