Quer aumentar a produtividade? Oiça música no local de trabalho. Mas atenção ao tipo de música

Tem o hábito de ouvir música no trabalho? Ou acha que o desconcentra? Este assunto ainda gera algumas controvérsias já que a música tem efeitos diferentes em cada pessoa. A música consegue alterar as actividades cerebrais e do corpo, e com isso alterar também a forma como se trabalha.

 

Dopamina é a hormona que liberta quando ouve a música de que gosta. É a substância que aumenta a sensação de bem-estar e reduz os níveis de stress. Os benefícios não ficam por aí: aumenta a motivação, ajuda na interacção com os colegas, aumenta a criatividade, a produtividade, a auto-estima e o sentido de humor. Para além de ser também uma aliada contra alguns factores de distracção como as conversas paralelas e os telefonemas no trabalho, ajuda a abstrair no que se passa em seu redor.

Um dos factores negativos de se ouvir música no trabalho é o facto de se usar auriculares e, por isso, deixar de ouvir os colegas. Para contrariar esta situação, peça ao seu chefe para se criar uma playlist de música ambiente no trabalho, com música que todos gostem. A música ideal para aumentar os níveis de desempenho, dependem do tipo de tarefas:

  • Música mais alegre – ideal para trabalhos que exigem maior concentração e com tarefas repetitivas;
  • Músicas instrumentais – associada a tarefas complexas e com grande volume de informação;
  • Silêncio ou sons da natureza – são a escolha acertada para tarefas como leitura e interpretação de documentos.

De acordo com a empresa de neuromarketing Mindlab, a música é uma ferramenta altamente eficaz quando se procura não só melhorar o desempenho mas também o estado mental e emocional das equipas – ficam mais positivas no trabalho.

Deve ter em consideração o estilo musical que prefere, mesmo depois de ter em conta estas dicas. Cada pessoa tem reações diferentes e o importante é a produtividade ser mantida.

 

Ler Mais