
Quer delegar responsabilidade com eficácia? Siga estas quatro dicas
Delegar autoridade aumenta a produtividade e contribui para a motivação. Saber como e quando atribuir tarefas às pessoas certas é uma competência valiosa e, a pensar nisto, a Adecco Portugal sugere um conjunto de medidas para garantir que a autoridade seja delegada de forma eficaz.
O objectivo da delegação de autoridade é assegurar que o trabalho é produtivo e funcional. Quando realizado com sabedoria, saem beneficiados gestores, trabalhadores e a empresa. As seguintes etapas ajudam a criar expectativas claras durante a transferência de autoridade no local de trabalho.
1. Atribuir tarefas
Escolher o(s) colaborador(es) com a especialização necessária para completar a tarefa.
2. Estabelecer expectativas claras
Comunicar as tarefas que está a atribuir ao(s) colaborador(es), detalhar as expectativas e estabelecer prazos para tarefas urgentes. O esclarecimento das expectativas desde o início fornece a orientação de que necessitam para iniciar imediatamente o trabalho e completá-lo de forma correcta e eficiente.
3. Acompanhar regularmente o processo
Pedir actualizações regulares aos colaboradores para acompanhar o progresso de cada tarefa delegada, por exemplo através de reuniões regulares. Ao monitorizar o progresso, podem corrigir-se erros ou dar orientações para assegurar a conclusão atempada de cada tarefa. Esta é também uma forma de estar disponível em caso de dúvidas ou preocupações.
4. Responsabilidade prática
Avaliar a qualidade do trabalho para garantir que os membros da equipa o estão a completar correctamente. No caso de uma delegação temporária de autoridade, esta etapa pode envolver uma revisão uma vez concluída a tarefa. Já no caso de uma delegação de autoridade permanente, será necessário realizar revisões de desempenho ocasionais. Seja a avaliação positiva ou negativa, o feedback deve ser construtivo.