
Quer evitar o burnout dos seus colaboradores? Precisa implementar (já) estas 10 práticas
Pensar a saúde mental no trabalho tornou-se uma necessidade nos últimos anos. Criar um ambiente de trabalho emocionalmente saudável é essencial pois os problemas de saúde mental (burnout, ansiedade, depressão) são frequentemente resultado de factores relacionados com a carga de trabalho, o ambiente de trabalho e a cultura organizacional. A pensar nisto, o Great Place to Work partilhou 10 dicas para evitar o burnout dos seus colaboradores.
Tome nota:
1. Gestão da carga de trabalho
Equilibre responsabilidades e delegue tarefas. Assegure que os colaboradores têm uma carga de trabalho possível de gerir e evite sobrecarregá-los com demasiadas tarefas ou prazos irrealistas.
Além disso, incentive as chefias a delegar tarefas de forma adequada e assegure que o trabalho é distribuído de forma equitativa entre os membros da equipa.
2. Encoraje o equilíbrio entre vida profissional e pessoal
Seja flexível e incentive o tempo de descanso. Permita os horários de trabalho flexíveis ou opções de trabalho remoto para que os colaboradores possam ter equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Encoraje os colaboradores a tirar férias e a fazer pausas regulares para descansar e recarregar as energias.
3. Promova ambiente de trabalho de apoio e suporte
Promova a comunicação aberta e o acesso a recursos. Crie um ambiente onde os colaboradores se sintam confortáveis para falar das suas preocupações ou fatores de stress sem medo de julgamento ou represálias. Proporcione o acesso a recursos de saúde mental, como serviços de aconselhamento, workshops de gestão de stress ou programas de bem-estar.
4. Reconheça e recompense os colaboradores
Valorize as conquistas e ajuda no desenvolvimento de carreira. É importante reconhecer e recompensar os colaboradores pelo seu esforço e contributo. Um simples obrigado, um reconhecimento público ou recompensas tangíveis aumentam a motivação.
Além disso, ofereça oportunidades de crescimento e desenvolvimento, como programas de formação, mentoring ou oportunidades de progressão na carreira.
5. Melhore a liderança e a gestão
Ofereça formação e capacitação da liderança e defina as expectativas. Permita a formação dos líderes sobre como reconhecer sinais de burnout e como apoiar eficazmente as suas equipas. Assegure ainda que os colaboradores compreendem claramente os seus papéis e do que se espera deles e do seu trabalho.
6. Incentive a autonomia e o controlo
Promova o empowerment e a redução da microgestão. Permita que os colaboradores possam opinar sobre a forma como realizam o seu trabalho, dando-lhes controlo sobre as suas tarefas e a possibilidade de escolher projetos ou métodos de trabalho. Confie nos seus colaboradores para realizarem o seu trabalho sem supervisão constante.
7. Avalie e monitorize os indicadores de saúde mental
Faça avaliações regulares e questionários de feedback. Implemente reuniões individuais regulares entre colaboradores e gestores para discutir a carga de trabalho, níveis de stress e preocupações.
Os questionários de feedback, anónimos, são bons para avaliar a satisfação dos colaboradores e identificar os potenciais riscos de burnout na organização.
8. Fomente uma cultura de trabalho positiva
Aposte no team building e incentive a positividade. Fomente um sentido de comunidade e de trabalho em equipa dentro da organização através de actividades de team building e eventos sociais. Crie uma cultura de trabalho positiva e inclusiva, onde os colaboradores se sintam valorizados e apoiados.
9. Ajuste as políticas organizacionais
Dê expectativas realistas e limites saudáveis. Reavalie as políticas e as expectativas da empresa, como horas extras, métricas de desempenho e exigências de produtividade. Incentive a definição de limites entre o trabalho e a vida pessoal, como a limitar as comunicações fora do horário de trabalho.
10. Lidere pelo exemplo
Seja o exemplo dos comportamentos saudáveis. A liderança deve exemplificar os comportamentos que deseja ver nos colaboradores, como fazer pausas, definir limites e gerir o stress de forma eficaz.