Quer maximizar o retorno do investimento na formação dos colaboradores? Siga estas quatro dicas

Como forma de reter os talentos que dispõem, muitas organizações apostam em sessões de reskilling e upskilling: requalificação e upgrade de funções ou competências, respectivamente. Mas como obter o retorno desse investimento nos trabalhadores? Para responder a esta questão, a consultora de recursos humanos Kelly enumera quatro medidas para tirar o maior partido da aposta em programas de reskilling e/ou upskilling.

 

1. Escolher planos de formação alinhados com os objectivos do negócio: Antes de determinar a formação em si, é mais importante analisar as necessidades da empresa ao nível das competências dos colaboradores. Ou seja, a workforce deve reter competências que possam ser aplicadas nas rotinas internas, de modo a ajudar a firma a prosperar.

 

2. Identificar colaboradores capazes e com vontade de aprender novas competências: No momento de oferecer formação aos colaboradores, existem outras variantes a ter em conta: nem todos querem apender e nem todos conseguem aprender. Cada chefia deve selecionar cuidadosamente os seus formandos, caso a formação não abranja todo o departamento. Além disso, é necessário seleccionar pessoas que queiram realmente aprender e venham a beneficiar da formação no seu dia-a-dia no emprego. É ainda importante escolher colaboradores com maiores probabilidades de se manter na empresa durante algum tempo. Caso contrário, o colaborador pode deixar a empresa e levar os seus novos conhecimentos para a concorrência.

 

3. Dar oportunidades de utilizar as novas competências e conhecimentos: Tão importante como reter o conteúdo das formações é a atribuição de projectos ou trabalhos com tecnologias que permitam a utilização desses conhecimentos. Exemplo: se a empresa pretende formar pessoas em tecnologias que ainda não foram implementadas internamente, a formação deve ser agendada para uma altura relativamente próxima da implementação dessas tecnologias. Caso contrário, os colaboradores podem acabar por esquecer aquilo que aprenderam porque, simplesmente, não chegaram a pôr em prática os novos conhecimentos.

 

4. Obter feedback: Sempre que os seus colaboradores tenham tido oportunidade de concluir a formação e pô-la em prática, as chefias devem procurar obter o feedback por meio de questionários ou inquéritos. Esta estratégia irá ajudá-lo a aperfeiçoar futuras formações.

Sempre que preparam os seus colaboradores adequadamente, as empresas recuperam o investimento sob forma de um conjunto de competências internas mais amplo, o que pode potencia o crescimento da empresa em diferentes planos. Simultaneamente, ao dar a formação certa aos colaboradores certos, as organizações geram um maior envolvimento, ao mesmo tempo que aumentam os níveis de satisfação no trabalho e estimulam a dedicação dos colaboradores.

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