Quer melhorar a comunicação interna? – Comece com o diagnostico!

Por Vera Norte, Co-Founder & Managing Partner do Comunicatorium

O diagnostico é o primeiro passo que uma empresa devia dar antes de pensar na implementação de um projeto de comunicação interna.

Consoante os objetivos pretendidos é preciso começar de forma estruturada, transparente e objetiva a caracterizar a situação vivida e encontrar pistas que contribuam para a definição da estratégia de comunicação, e que conduzam a um plano de implementação bem-sucedido.

É um conceito básico e de senso comum, mas muitas vezes as organizações tendem a ultrapassar este passo.

A consolidação das perceções dos colaboradores é fundamental para que as perguntas feitas deem as respostas necessárias para a criação da estratégia de comunicação.

Criar um plano de comunicação baseado no que “os outros” fazem, ou no que é tendência ou o que alguém acredita ser importante pode não ser a melhor solução para a realidade especifica daquela cultura daquele negócio, daquelas pessoas.

Existem várias abordagens que permitem a realização do diagnostico da comunicação interna, mas é importante que se considerem 3 áreas distintas:

A cultura da empresa

A Comunicação tem de estar articulada com a cultura da organização e é uma ferramenta fundamental sobretudo se queremos fazer a sua mudança.

O negócio

A comunicação tem de servir o propósito do negócio, buscar nele os conteúdos relevantes, a informação necessária a ser partilhada, os motivadores para o sucesso das equipas e da organização.

– As pessoas

A comunicação é de e para as pessoas. Tem de ser capaz de envolver, motivar, fazer alterar atitudes e comportamentos. A comunicação interna e a liderança não podem ser desligadas.

Com um diagnostico podemos em cada uma destas áreas perceber de forma quantitativa que dimensões precisam ser trabalhadas face aos objetivos pretendidos.

Um bom diagnostico tem de ter uma estrutura flexível e permitir o reflexo das necessidades especificas da empresa e as suas prioridades.

O diagnóstico tem como objetivo saber como os colaboradores veem a empresa, qual é a perceção que eles têm dessa comunicação, mas sobretudo contribuir para as soluções (que mensagens em que canais) face ao que são os objetivos da comunicação interna.

Se acha que um diagnostico de comunicação interna visa perguntar aos colaboradores se estão satisfeitos, e o que querem saber então já sabemos a resposta:

– Não estamos satisfeitos e queremos saber mais.

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