11 dicas (infalíveis) para melhorar a presença da sua empresa no LinkedIn

O LinkedIn tem actualmente mais de 675 milhões de utilizadores em todo o mundo e é uma das ferramentas de marketing digital essenciais em qualquer negócio que queira melhorar a sua presença na Internet. 

 

Uma presença forte no LinkedIn melhora a reputação e aumenta a credibilidade da sua empresa no mercado de trabalho, potenciando mais oportunidades de negócio e atraindo novos talentos. A pensar nisto, o site pme.pt elaborou uma lista com algumas dicas para melhorar a presença das empresas no LinkedIn.

1. Personalize a URL
Antes de mais, não use a URL padrão que lhe foi automaticamente atribuída quando criou a sua página empresarial no LinkedIn. Vá até às configurações da página e crie uma URL simples e personalizada com o nome da sua empresa para esta ser encontrada mais facilmente.

 

2. Complete o resumo
Não desperdice os cerca de 2000 caracteres que tem na secção de resumo para falar da sua empresa ao seu público-alvo. Apresente-a, mostre o seu diferencial face à concorrência, o seu posicionamento, os benefícios dos seus produtos/serviços e a forma como podem resolver os “problemas” dos clientes.

3. Mantenha o perfil actualizado
Mostre o seu profissionalismo, mantendo o perfil da sua empresa no LinkedIn atualizado e com todas as informações preenchidas. Não basta ter um link para o seu site e um endereço de email à vista, é necessário actualizar a página sempre que souber de novidades sobre o seu mercado de actuação e sempre que a sua empresa lance um novo produto, altere um serviço, crie um evento, publique um novo case study ou firme uma parceria.

E não se esqueça de actualizar também a secção de empregos para trazer mais utilizadores até à sua página de empresa no LinkedIn.

4. Publique conteúdo de qualidade
Não faça publicações só porque sim, privilegie sempre conteúdos de qualidade e relevantes para o seu público-alvo, que mostrem às pessoas como resolver um problema com um dos seus produtos ou serviços, e que coloquem a sua empresa como uma referência nesse mercado de actuação. Inclusive pode usar o LinkedIn Pulse, uma espécie de blog, para publicar conteúdos que não estejam directamente focados em vendas. Aliás, o ideal é que apenas 20% do seu conteúdo para LinkedIn seja directamente relacionado com a empresa (produtos e serviços), de forma a não perder credibilidade.

5. Optimize com estratégias SEO
Não se esqueça de optimizar os seus conteúdos para LinkedIn com estratégias SEO, começando por escolher e usar as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio na descrição da empresa e em todos os conteúdos que for publicando na página.

6. Divulgue vídeos
Os utilizadores de redes sociais (LinkedIn incluído) adoram os formatos em vídeo, mais dinâmicos e também mais fáceis e rápidos de consumir. Logo, deve divulgar também conteúdos em vídeo sobre a sua empresa, produtos e serviços.

7. Publique com frequência
Uma vez por semana é suficiente, mas se tiver conteúdos relevantes para o seu público-alvo, publique-os nem que seja diariamente e várias vezes por dia. E aproveite para partilhar também conteúdos de influencers da sua área de actuação que os seus seguidores possam gostar de conhecer.

8. Participe em grupos
É importante publicar conteúdos em grupos do LinkedIn criados pela sua empresa ou por terceiros, desde que mostrem afinidade com o seu negócio, claro. Desta forma investe em networking, troca experiências, entra em fóruns de discussão e ao mesmo tempo, atrai mais parceiros de negócio.

9. Incentive os seus colaboradores a usar
Seria óptimo se os seus colaboradores tivessem um perfil activo no LinkedIn e o soubessem usar estrategicamente para promover a sua empresa. O minino seria identificá-la como empregadora nos seus perfis, o máximo seria publicar artigos e informações sobre a marca e recomendar os produtos ou serviços às suas ligações. E se a sua empresa for, de facto, um bom local para se trabalhar, não vai ser difícil convencer os seus colaboradores a usar o LinkedIn correctamente a favor do negócio.

 

10. Invista em anúncios pagos
Havendo verba disponível, invista em anúncios pagos no LinkedIn para aumentar o alcance da sua empresa e chegar de forma mais rápida e certeira aos seus diferentes segmentos.

11. Analise os resultados
E por último, garanta a performance da sua página empresarial no LinkedIn analisando os resultados de cada conteúdo publicado para perceber que ações estão a resultar melhor e que acções precisam de ser melhoradas.

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