Quer mudar de carreira? Este pode ser o momento ideal para fazer uma mudança drástica

De acordo com um estudo da Deloitte, quase três quartos de executivos identificaram «a capacidade dos colaboradores de se adaptar, requalificar e assumir novas funções» como a competência mais importante para o futuro. Ainda assim, apenas 17% disseram que a sua força de trabalho está pronta para tomar as medidas necessárias para isso, adianta o site Fortune.

«Em 2021, tanto o empregador quanto o colaborador vão precisar muito mais um do outro. É um momento oportuno para fazer mudanças drásticas e fundamentais no trabalho», de acordo com Ambika Nigam, fundadora de uma startup com foco em carreira.

«Estamos a viver um momento universal de pausa e reflexão. Isso nunca aconteceu no mundo. As pessoas perguntam “É isto que eu quero fazer na vida?” É raro ter a pergunta do lado do empregador e do colaborador em simultâneo», refere Ambika Nigam.

Embora os empregadores possam ter tentado preencher vagas com alguém que exercia exactamente a mesma função antes, actualmente estão mais abertos a quem muda de carreira. Por isso, este é o momento perfeito para tentar sua sorte.

À medida que as empresas começam a fazer novas contratações, repensam o que procuram. Ambika Nigam afirma mesmo que «os caminhos de carreira lineares morreram».

A responsável diz ainda que um currículo que mostra a disposição de abraçar o risco em funções, sectores e até mesmo no local, é um trunfo nestes tempos incertos.

Ler Mais