Quer mudar de carreira mas não sabe bem como começar? Peça ajuda à IA

Mudanças planeadas de carreira são mais comuns do que pensa. Na verdade, hoje é raro construir uma carreira para toda a vida a partir daquela que se estudou ou com que se começou. E a tecnologia pode dar uma valiosa aliada. A Forbes deixa três formas de como a IA o pode ajudar nesse tema.

 

Um dos motivos mais comuns por trás das mudanças de carreira são as mudanças de mercado, especialmente aquelas impulsionadas pelos avanços tecnológicos. Às vezes, a tecnologia pode evoluir tanto a ponto de tornar certos empregos obsoletos.

Esse tem sido o caso da Inteligência Artificial Generativa (IA Gen), que já provocou despedimentos em 2023, e continua a fazê-lo este ano. Porém, em vez de temer a nova tecnologia, será mais produtivo usá-la a seu favor. A Forbes deixa três formas de a IA o ajudar a mudar de carreira.

Peça opções de carreira à IA

Antes de mudar de carreira, quer ter certeza de que realmente sabe o que quer fazer. Deseja evitar aquilo que o fez querer mudar, mas também não quer começar do zero. Em vez disso, poderá ter sucesso numa carreira na qual ainda poderá usar algumas, se não a maioria, das suas competências.

É aqui que a IA pode ajudar. Peça para pesquisar algumas funções, sectores e até empresas e veja quais despertam o seu interesse. Veja o exemplo:

Sou blogger numa agência de SEO e pretendo mudar de carreira para algo mais analítico. Recomende opções de carreira onde eu ainda possa usar as minhas competências jornalísticas, mas sem ter de lidar com a rotina diária de notícias.

Pode parecer distópico pedir conselhos de carreira à IA, mas é perfeita a ver associações entre carreiras aparentemente não relacionadas. Portanto, não tenha receio de tentar e procure a função que desperta mais interesse.

Aproveite as skills anteriores

Este também é um bom momento para determinar que competências transferíveis ainda precisa de adquirir e quais já possui. O prompt no ChatGPT ou outra ferramenta de IA pode ser assim:

Sou contabilista e pretendo seguir carreira em ciência de dados. Que competências transferíveis possuo que podem me ajudar a fazer um trabalho na área de data science? Que competências ainda preciso de desenvolver?

Depois disso, poderá começar a aprender as novas skills recomendadas, enquanto destaca e aprimora as que já possui. O próximo passo é encontrar recursos para desenvolver essas competências cruciais. Pode fazer isso sozinho, claro, mas recorrer à IA pode reduzir drasticamente o tempo de pesquisa.

Optimize o seu CV

Depois de descobrir o próximo destino, é hora de usar o kit de ferramentas de carreira e trabalhar no seu currículo. Como já deve ter ouvido antes, seis segundos é o tempo que tem para causar uma primeira impressão com o seu CV, por isso deve ter certeza de que tem tudo o que precisa para se destacar. Especialmente se estiver a mudar de carreira, deve construir um currículo que prove que possui as skills e experiências certas para a nova função. E a IA pode ajudar nisso.

Comece por seleccionar primeiro a descrição do cargo que pretende e, em seguida, adaptar o seu currículo de acordo. Pode fazer isso fazendo copiar/colar a descrição do cargo na ferramenta de IA e obter ajuda para destacar as principais competências, experiências e requisitos.

A partir daí, insira essas palavras-chave no seu CV para garantir que a sua candidatura passe no teste visual inicial dos recrutadores. Quer incluir keywords, competências técnicas e verbos de acção específicos do sector associados à sua área. Depois, pode copiar e colar o seu currículo na ferramenta de IA e solicitar o seguinte:

Que outros pontos posso adicionar ao meu currículo para mostrar as minhas competências em XYZ?

Lembre-se de não copiar literalmente esses marcadores, mas de se inspirar no conteúdo. Ainda quer ser original e mostrar a sua criatividade. Não se concentre muito nas skills que lhe faltam e, em vez disso, enfatize as competências transferíveis certas que mostram que é uma excelente opção para a função.

Ler Mais