Quer mudar de emprego em 2022? Siga estas cinco dicas

Com o início de um novo ano, são muitas as pessoas que querem procurar um novo emprego. Seja porque o que fazem já não é tão entusiasmante ou porque querem abraçar um novo desafio.

 

A recrutadora Sara Almeida, da Remote, partilhou com o Público cinco dicas para encontrar uma nova oportunidade no mercado de trabalho.

1.Saiba o que quer com a mudança de carreira
Pode não estar satisfeito com o projecto que tem em mãos e querer redireccionar a sua carreira. Ou, então, quer testar o mercado e perceber que novas oportunidades existem, alinhadas com o que pretende para o seu futuro. Em qualquer um dos casos, há um factor em comum que deve ser considerado antes de tudo. «Deve definir prioridades ou requisitos que procura no próximo emprego», explica Sara Almeida. Ou seja: está na hora de pegares numa folha em branco e começares a escrever a tua lista. Não tem de ser muito extensa. Bastam três ou quatro requisitos.

Para além disso, nos tempos que correm, «é importante definir se quere um trabalho de escritório, remoto ou até híbrido». O método de trabalho já pode e deve ser considerado como requisito na procura de ofertas de emprego e, se surgir uma proposta, saberá o que faz sentido para si.

 

2. Actualize o currículo

Oportunidades de emprego podem aparecer a qualquer momento e para se candidatar precisa de um documento muito importante, o currículo. Seja personalizado ou em formato Europass — modelo que a gestora de excelência em recrutamento da Remote aconselha se for um requisito do recrutador.

Deve ser bastante coeso, não muito extenso e focado nas qualidades individuais, ao mesmo tempo que mostra competências de organização. E deve estar direccionado para as prioridades estabelecidas antes da procura de trabalho e também ser adaptado a diferentes vagas.

 

 

3. Entre no mercado

Chegou o momento de se lançar ao mercado e procurar vagas de emprego alinhadas com as suas prioridades. Faça uma pesquisa em sites ou plataformas de emprego mais populares e crie um perfil no LinkedIn. Nesta rede social, se preencher o seu perfil com as informações essenciais, os recrutadores podem encontrá-lo através de palavras-chave e irá encontrar vagas adequadas à sua experiência ou formação.

Para tirar o máximo proveito desta rede vocacionada para o mercado profissional, existe uma ferramenta — chamada job alerts — que o alerta cada vez que há uma compatibilidade entre uma oferta de emprego publicada por uma empresa e aquela palavra-chave em específico no teu perfil.

4. Envie a candidatura e aguarde

Se tem o currículo pronto a enviar para uma vaga de emprego que lhe parece ser a ideal, está na altura de submeter a candidatura. «Ainda que não preencham os requisitos todos, enviem na mesma a candidatura. Se estão realmente interessados, tentem», aconselha a recrutadora. E, enquanto não sabe o desfecho, há outras tarefas que estão ao seu alcance e podem vir a ser muito úteis: continuar a pesquisar novas empresas que estão a contratar em Portugal, obter certificados online para a posição que estás à procura, melhorar o teu perfil, fazer networking e até mandar uma nota à empresa à qual concorreste a pedir uma actualização do processo de candidatura, caso continues sem resposta passados cinco dias úteis.

 

5. Prepare a entrevista

Candidatura enviada, resposta recebida: tem uma primeira entrevista marcada. Mas não pense que o trabalho mais importante já está feito. Certifique-se de que está preparado para causar um bom primeiro impacto. Se for convidado para uma entrevista, não se esqueça de «fazer uma recapitulação do CV, praticar a entrevista e procurar se há questões online que normalmente são abordadas em entrevistas para aquele tipo de posição».

Compreender qual é o propósito daquela entrevista, fazer uma pesquisa sobre a empresa, tentar conhecer o entrevistador e adaptar a sua presença, tendo em conta quem está do outro lado são recomendações essenciais.

Ler Mais