Quer pedir um aumento de salário mas tem dúvidas e não tem coragem? Siga estes 4 passos

Gostaria de ganhar mais dinheiro e considera que merece. Contudo, não sabe como fazer um pedido de aumento salarial. A pensar nisto, o Ekonomista partilhou  dicas que o vão ajudar.

 

Tome nota:

1. Comece pela autoavaliação
Questione-se se merece realmente o aumento, ou seja, se cumpriu todas as expectativas e agiu de acordo com todos os padrões. Estar há muitos anos na empresa não é razão suficiente.

2. Avance para a pesquisa
É importante que conheça os valores de referência do mercado de trabalho.

3. Acompanhe os resultados
É importante compreender em que situação está a empresa no seu sector de actividade e o que é preciso para manter ou atingir o sucesso. Se estiver ao seu alcance proponha ou implemente medidas que beneficiem a actividade da empresa.

Acompanhe as actividades e resultados durante um ou dois meses e faça chegar relatórios aos superiores sobre as soluções e passos que deu em prol da empresa para provar o seu valor.

Se estiver em teletrabalho ou em regime híbrido, estes relatórios são ainda mais importantes, pois as chefias não podem observar o seu trabalho.

Utilize tópicos e não parágrafos enormes para redigir estes documentos. Se existirem dúvidas, vão contactá-lo com toda a certeza. A linguagem a usar é a dos resultados obtidos ou previstos.

 

4. Agende uma reunião
Depois de ter um histórico de um mês ou dois e de ter a certeza do que a empresa precisa, agende uma reunião com o seu superior. Ao agendar, não revele que vai fazer um pedido de aumento salarial.

Quando reunir com o seu ou os seus superiores, enumere o trabalho que tem vindo a fazer e quantifique os resultados que obteve para a empresa.

Ainda que resposta possa ser negativa ou adiada para uma altura melhor, o seu valor como profissional fica demonstrado, lançando assim bases para uma próxima conversa sobre aumento salarial.

Ler Mais




loading...