Quer que os seus colaboradores se sintam (mais) valorizados? Eis 15 formas de o conseguir

Os colaboradores que se sentem valorizados no trabalho são muitas vezes mais felizes, mais produtivos e menos propensos a procurar outras oportunidades de emprego. Há várias formas de mostrar aos colaboradores o quão são valorizados – desde programas de reconhecimento e incentivos financeiros até gestos simples, como ouvir e agir com base no seu feedback.

 

Saber a importância de profissionais valorizados e como demonstrar apreço pode criar uma cultura empresarial forte. Para fazer com que a sua equipa se sinta valorizada, apreciada e satisfeita no trabalho, a Indeed sugere 15 soluções para criar um ambiente de trabalho positivo:

 

  1. Tenha um bom pacote de benefícios

Pode manter e atrair talentos qualificados oferecendo bons pacotes de remuneração que mostram como a empresa valoriza os seus trabalhadores desde o primeiro momento. Criar pacotes de benefícios competitivos no sector é uma óptima forma de garantir que os profissionais se sintam satisfeitos e valorizados. Esses podem incluir:

  • Remuneração base justa
  • Aumentos, bónus e incentivos
  • Benefícios de saúde e bem-estar
  • Programa de aposentadoria
  • Dias de voluntariado
  • Horários flexíveis
  • Despesas de transporte

 

  1. Providencie um trabalho com significado

Este aspecto pode ser diferente para cada profissional com base nos seus gostos, ambições e objectivos, embora, normalmente, os trabalhadores tenham um bom desempenho quando sabem que o trabalho que realizam diariamente é valioso e importante.

Considere destacar equipas para ajudar as outras pessoas a compreender melhor o trabalho que cada grupo ou departamento faz, seja por e-mails da empresa ou newsletter ou durante as reuniões. Procure também maneiras de atribuir um trabalho significativo directamente aos seus colaboradores, como oferecer uma posição de líder de projecto a um profissional que deseje ter uma experiência de gestão, por exemplo.

 

  1. Priorize o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Muitas vezes existe uma correlação entre o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e o desempenho e a satisfação dos colaboradores, portanto, priorizar esse elemento no local de trabalho pode ter resultados impactantes.

Manter um ambiente de trabalho saudável e equilibrado pode reduzir o stress, prevenir o burnout, economizar dinheiro e promover uma cultura positiva. Aqui estão algumas formas de priorizar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional dos colaboradores:

  • Ter dias dedicados ao bem-estar
  • Abraçar e incentivar a autonomia
  • Promover a saúde e bem-estar
  • Estabelecer horários de trabalho flexíveis
  • Permitir oportunidades de trabalho remoto
  • Disponibilizar dias de folga
  • Respeitar os limites da comunicação fora do horário de trabalho
  • Promover o desenvolvimento de competências de gestão de tempo

 

  1. Desenvolva um programa de reconhecimento de colaboradores

Os programas de reconhecimento são uma excelente forma de reconhecer o trabalho realizado por equipas e indivíduos ao longo do ano. Considere perguntar aos actuais profissionais que tipo de reconhecimento mais desejam, como iniciar um clube do trabalhador do mês ou realizar uma cerimónia anual de entrega de prémios, por exemplo. Outras ideias podem incluir incentivos financeiros, almoço com o director executivo (CEO) ou uma folga merecida.

 

  1. Celebre as conquistas

Comemorar conquistas pode manter as equipas e os trabalhadores envolvidos, por isso, considere reconhecer grandes e pequenos feitos profissionais, como:

  • Obter altos índices de satisfação do cliente
  • Atingir metas de vendas trimestrais
  • Integrar novos membros da equipa
  • Lançar novos produtos ou serviços
  • Garantir novos clientes ou renovar contratos

Pode reconhecer essas conquistas publicamente, destacá-las na intranet da empresa ou partilhar uma nota de agradecimento escrita à mão com os colaboradores como um gesto pessoal e atencioso.

 

  1. Promova oportunidades de desenvolvimento profissional e aprendizagem

Investir na sua equipa mostra que os valoriza. Considere promover aulas de desenvolvimento profissional dentro da empresa ou pagar cursos online, conferências ou workshops.

A formação cruzada entre departamentos também é uma forma eficaz e económica de permitir que os trabalhadores aprendam e descubram novas competências. Os programas de mentoria formais ou informais também oferecem apoio e orientação aos profissionais. Outras formas de ajudar os colaboradores a crescer incluem:

  • Reuniões individuais com gestores
  • Grupos de aprendizagem entre pares
  • Orientação de carreira ou gestão de talentos
  • Tempo dedicado à aprendizagem

 

  1. Contrate internamente

Embora uma contratação inclua sempre garantir que a pessoa é adequada à função, olhar primeiro para os candidatos internos mostra que valoriza a actual equipa, deseja vê-los alcançar os seus objectivos pessoais de carreira e gosta de investir no crescimento dos seus colaboradores.

A contratação interna também traz benefícios para a empresa, como integração e transição mais fáceis e rápidas, redução de custos e aumento das taxas de retenção e fidelização dos colaboradores. Considere implementar as melhores práticas de recrutamento interno e mantenha os candidatos com as mesmas expectativas, qualificações e critérios.

 

  1. Recompense o bom desempenho

À medida que os seus colaboradores evoluem, adquirem mais competências e melhoram o seu trabalho, é importante alinhar a sua remuneração, dar aumentos ou partilhar bónus para os recompensar.

Considere avaliar os aumentos baseados no mérito e não na antiguidade para mostrar aos colaboradores que o crescimento deles está alinhado com o desempenho e para garantir que o moral permanece forte, em vez de recompensar inadvertidamente os trabalhadores com fraco desempenho.

 

  1. Reserve tempo para a equipa

Por vezes os profissionais sentem-se mais valorizados quando passam tempo directamente com um líder ou gestor, fora das responsabilidades normais do trabalho. Ofereça-lhes uma pausa para o café ou leve-os a almoçar para conhecê-los melhor e ouvir as suas ideias sobre o local de trabalho.

Ao fazer avaliações de desempenho, ofereça feedback genuíno, explique as áreas de preocupação e reserve tempo para perguntas, em vez de efectuar uma reunião rápida. Além disso, passar alguns minutos por dia a conversar com a equipa ou individualmente pode estabelecer uma ligação que os faça sentirem-se valorizados como pessoas e profissionais.

 

  1. Organize eventos ou experiências de equipa

Considere organizar eventos no trabalho ou fora dele para agradecer aos colaboradores e mostrar que os valoriza. A comida costuma ser uma óptima maneira de reunir as pessoas, seja um pequeno-almoço, uma happy hour ou um evento formal, como um retiro anual.

Seja criativo e explore outras opções, como irem juntos à inauguração de uma exposição de arte, fazer uma sessão de fitness no exterior ou um dia de voluntariado, por exemplo. As relações interpessoais, de liderança e de equipa desenvolvem-se e fortalecem-se através de eventos e experiências de team-building.

 

  1. Celebre marcos históricos e aniversários

Prepare algo especial em aniversários de colaboradores, datas importantes de trabalho, marcos de projectos e feriados especiais.

Quer seja um café, um bolo ou um almoço, um dia de folga extra, uma comunicação a toda a empresa, uma mesa decorada ou um presente monetário, reconhecer as datas importantes para toda a equipa é uma forma de mostrar que os valoriza como indivíduos. Gestos simples que recompensam os colaboradores pela sua dedicação e lealdade a uma organização podem fazer com que se sintam valorizados.

 

  1. Faça inquéritos e incentive o feedback

Incentivar os colaboradores a dar feedback é uma forma de mostrar que valoriza a opinião deles. Disponibilizar ferramentas de feedback ou inquéritos anónimos ajuda a estabelecer confiança e garante que obtém respostas honestas e de qualidade. Pode fazer inquéritos trimestrais, anuais ou após projectos.

Considere ter uma combinação de perguntas previamente preparadas, como “Sente-se valorizado pela sua chefia?”, e áreas para os colaboradores irem escrevendo pensamentos ou ideias adicionais. Os profissionais sentem-se valorizados quanto mais forem ouvidos e puderem contribuir directamente para o sucesso da empresa.

 

  1. Peça feedback, reflicta e actue em conformidade

Estabelecer uma ligação com os colaboradores envolve disponibilizar um local para partilhar feedback e, em seguida, reflectir e agir de acordo com o input recebido. Isso mostra que está aberto a ideias de qualquer departamento e que respeita e valoriza a opinião daqueles com quem trabalha.

A oportunidade de feedback pode dar aos colaboradores um sentido de propósito e muitas vezes as ideias geradas podem levar a melhorias e promover uma boa cultura empresarial.

 

  1. Torne o elogio e o reconhecimento uma rotina

Dar e receber apreço e elogios regularmente é uma boa maneira de aumentar o moral, a colaboração e a satisfação no trabalho.

Quer tenha um programa formal para permitir que os colaboradores agradeçam e felicitem os colegas através de plataformas online ou estabeleça um hábito informal de agradecimento semanal para reconhecer o trabalho de alguém ou um feito da equipa, os benefícios de elogiar de forma regular no local de trabalho valem bem a pena.

 

  1. Considere um programa de avaliação de liderança

Embora os líderes façam avaliações de desempenho para os colaboradores, considere implementar uma para a própria liderança. Mostra que se preocupa com a opinião dos trabalhadores e pode inspirar líderes de todos os níveis a atender e superar as expectativas.

Um programa de avaliação de liderança também pode ajudar as empresas a estabelecer, actualizar ou reinventar as suas práticas de desenvolvimento de liderança.

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