Quer ser um profissional empreendedor mas não sabe como? Siga estas cinco dicas

Manter um perfil atractivo para o mercado de trabalho é uma tarefa dinâmica, a conjuntura actual de pleno emprego técnico pode alterar-se e é cada vez mais impensável suster um posto de trabalho estático. A pensar nisto, a Adecco Portugal aponta cinco dicas para trabalhar um perfil empreendedor.

 

Aqui ficam elas:

1. Abraçar os desafios
Os empreendedores primam por testar os seus limites e tomar a iniciativa de lidar com tarefas difíceis. Quando aceitam desafios, tais como iniciar um novo projecto, mostram o desejo de mais experiência, a motivação para melhorar e a confiança para ter sucesso.

Para demonstrar os seus hábitos de iniciativa, procuram formas de tentar uma nova tarefa no trabalho. Por exemplo, podem concordar em assumir uma maior carga de trabalho ou liderar uma equipa num projecto particular.

 

2. Sentir-se confortável com o desconforto
Os profissionais mais ambiciosos e motivados compreendem que o seu desejo de crescer e melhorar significa que podem sentir-se desconfortáveis com o nível avançado de trabalho que estão a fazer. Ao trabalharem para além do desconforto, revelam que são resilientes e adaptáveis.

Para demonstrar que apreciam a oportunidade de crescer, voluntariam-se para novas oportunidades.

 

3. Estabelecer expectativas mais elevadas
Um empreendedor eleva constantemente as expectativas para si próprio e contagia os seus colegas. Quando cumprem regularmente os seus objectivos, podem começar a exigir mais de si próprios, melhorando a produtividade e alcançando objectivos mais avançados.

 

4. Focar-se em resultados bem-sucedidos
O empreendedor tenta substituir a dúvida por um pensamento confiante e acompanha os processos que conduzem aos resultados. Quando se concentra em resultados favoráveis, ganha a capacidade de canalizar níveis mais elevados de autoconfiança e competência para qualquer tarefa que empreenda.

Para se manter concentrado em resultados bem-sucedidos, tenta estabelecer objectivos mais curtos que o ajude a sustentar e a alcançar objectivos mais ambiciosos.

 

5. Ter gosto pelo trabalho em equipa
Por definição, um empreendedor é especializado em automotivação. No entanto, trabalhar em equipa pode inspirá-lo a alcançar mais, gosta de partilhar novas ideias e aceita as ideias de colegas com a convicção de que tal representa um crescimento individual que se reflecte nos resultados globais.

Ler Mais