Recrutamento em tempo de pandemia: aprenda a preparar-se para uma entrevista online

Devido à COVID-19 é cada vez mais comum realizar entrevistas de trabalho remotamente. Mas para os entrevistados, este tipo de entrevista impõe uma nova realidade que não deve ser vista com leveza. Uma entrevista pela Internet é diferente de uma entrevista presencial e, por isso, os candidatos precisam se preparar para essa nova realidade.

 

O site pme.pt partilhou dicas para que vão ajudá-lo a preparar-se para uma entrevista online.

1. Pratique
Se ainda não conhece a plataforma que vai usar (Skype ou Google Hangout, por exemplo), instale-a e teste-a com amigos. Verifique se tudo está a funcionar correctamente. Certifique-se de que sabe qual é o software que irá ser utilizado para a entrevista e de que tem a última versão do mesmo Não se esqueça de que além do acesso à Internet, vai precisar de uma camara e de um microfone suficientemente bom para que a conversa possa fluir.

Durante a entrevista, feche todos os outros programas de computador que possam estar abertos e a funcionar para melhorar a qualidade da ligação e para não se distrair com outro assunto

2. Teste a ligação à Internet previamente
Antes de começar a entrevista, teste o equipamento que vai utilizar e a ligação à Internet, mais do que uma vez. Se alguma coisa não funcionar correctamente, terá tempo para encontrar uma solução ou uma alternativa para realizar a entrevista.

3. Prepare-se com alguma antecedência
Adicione o recrutador ao programa de computador que será utilizado na entrevista com antecedência e esteja ligado 30 minutos antes da hora combinada.

4. Treine a mensagem
Treine o que vai dizer e evite os improvisos. Esteja preparado para as perguntas que podem surgir, assim como em qualquer entrevista presencial, e certifique-se de que as respostas são directas e objectivas.

5. Planeie o melhor cenário
Na hora da entrevista, o entrevistador consegue ver além do seu rosto e por isso salas desarrumadas, quartos com cama por fazer, crianças a chorar, entre outros, são coisas a evitar. Lá porque está no seu espaço, não quer dizer que não tente impressionar o entrevistador com o cenário que o rodeia.

O ambiente da casa também passa a identidade profissional, mesmo que indirectamente. Por exemplo, se se colocar em frente a uma estante cheia de livros alinhados demonstra conhecimento. Uma parede branca passa a ideia de organização e no caso de profissões mais criativas, quadros pendurados ajudam na promoção do candidato.

Se optar por realizar a entrevista fora de casa, não escolha centros comerciais, cafés e outros lugares em que sabe à partida que vai haver barulho e a possibilidade de causar distrações, quer para si quer para o entrevistador. Se o entrevistador tiver dificuldade em ouvi-lo, rapidamente perderá o interesse na entrevista.

Por último, tenha atenção à luz, mesmo que lhe pareça que a iluminação está adequada à sua câmara, o entrevistador pode não estar a vê-lo bem. Portanto, ilumine o local onde se vai sentar.

6. Escolha um login profissional
O ideal é ter uma conta apenas para contactos profissionais. Prefira sempre o seu nome (primeiro e último ou nome completo) ou as iniciais no login.

7. Boa aparência e roupa apropriada
Apesar de estar em casa não tem de se vestir apropriadamente. É claro que os sapatos engraxados que ninguém vai ver não interessam aqui. Nem mesmo a gravata que lhe vai dar um ar exagerado e inverosímil. Mas isso não invalida um aspecto limpo, arranjado e profissional. Vista uma camisa e opte por cores claras, como branco ou azul, que não tiram a atenção do entrevistador em si.

8. Tenha em conta a linguagem corporal
Tudo o que aprendeu sobre linguagem corporal também se aplica em entrevistas online, apesar do entrevistador só ver a parte superior do seu corpo. Fale e gesticule naturalmente como faria numa conversa presencial.

9. Evite distracções
Por exemplo se tem cão que ladra por tudo e por nada, opte por fazer a entrevista noutro local, ou pelo menos numa divisão onde não seja incomodado ou numa hora em que esteja sozinho em casa.

10. Não fixe o ecrã
Não fique a olhar para o ecrã do seu computador, olhe directamente para a câmara, pois só dessa maneira passa a impressão de que está a olhar para os olhos do entrevistador.

11. Não coma nem beba durante a entrevista
Não deve comer nem beber durante a entrevista. Para além de passar uma imagem de desvalorização do que está a acontecer, aumenta as possibilidades de alguma coisa correr mal ao entornar qualquer líquido sobre o computador ou sobre si próprio ou ao ficar com um fio de queijo preso num dente.

Ler Mais