Redes sociais demonstram potencial numa área que está a ser descurada
O Connected Government Report da Salesforce apurou que as tecnologias emergentes têm o potencial de revolucionar a forma como os cidadãos se envolvem com o governo e a maioria das pessoas está receptiva a essa possibilidade.
O estudo, desenvolvido a nível global entre Abril de 2021 e Junho de 2022, em cinco momentos diferentes e a universos nunca inferiores a 5000 inquiridos, revela que maioria dos inquiridos (82%) está aberta a aceder a serviços governamentais online.
Já quase três quartos (72%) está receptiva ao voto eleitoral online.
A maioria (60%) está receptiva à possibilidade de utilização de Inteligência Artificial em serviços governamentais.
Uma em cada quatro pessoas da Geração Z já está a utilizar as redes sociais como fonte primária de informações confiáveis sobre os serviços públicos.
Mais da metade (54%) dos inquiridos afirma que é mais fácil obter ajuda do governo de forma online do que pessoalmente.
Os entrevistados classificaram a transparência (53%), a facilidade de envolvimento (44%) e a acessibilidade (44%) como os três atributos mais importantes na reconstrução da confiança nos seus governos nacionais e locais.