Reinventar carreiras fluidas e flexíveis é uma das prioridades das empresas. Estudo identifica mais tendências

De acordo com o mais recente estudo da Mercer Global Talent Trends (GTT) 2020-2021, as principais prioridades das empresas portuguesas para 2021 centrar-se-ão em “reinventar carreiras fluidas e flexíveis”, “definir as necessidades dos colaboradores ou reorganizá-las” e “incentivar à transformação (adopção/mudança políticas de compensação de acordo com as competências críticas”.

 

De acordo com os 55 líderes de Recursos Humanos em Portugal que participaram neste inquérito, uma grande maioria (71%) espera que a COVID-19 impacte de forma negativa os seus negócios (metade destes reconhece que possa vir a impactar em mais de 10% das receitas, e um quinto mais de 30%).

A responsabilidade social corporativa alcançou uma maior relevância devido à percepção generalizada do aumento das desigualdades causada tanto pelo COVID-19 como pelos diferentes ritmos de recuperação dos diferentes sectores da economia.

No GTT 2021, 76% dos líderes portugueses afirma que o que anteriormente era valorizado pelos colaboradores mudou. E, por isso, as empresas estão a trabalhar no sentido de descobrir aquilo que é mais relevante para cada grupo de colaboradores nesta nova era.

Também se verifica que 80% das organizações reconhece a necessidade de ter um sistema para manter a cultura organizacional, enquanto é feita a transição para um novo modelo e novas formas de trabalho.

O Global Talent Trends Portugal conclui ainda que 73% dos líderes de RH afirmam que as suas empresas mantiveram ou aumentaram o ritmo de implementação de uma abordagem de negócio com base em ESG e multi-stakeholder.

Já grande maioria das empresas nacionais (64%) está focada na reinvenção da flexibilidade em todos os seus aspectos.

Entre as competências que ajudam os colaboradores a adaptarem-se a esta nova realidade, os HR Leaders portugueses destacam a gestão/priorização de competências (58%);

O estudo mostra também que enquanto que o avanço da diversidade, equidade e inclusão (DEI) dificilmente pode ser considerado como uma nova “moda”, a explosão de movimentos incitados pela violência racial fizeram com que aumentasse a urgência de uma análise profunda e um melhor conhecimento daquelas que são as necessidades dos colaboradores.

Os investidores avaliam cada vez mais as empresas com base na sua gestão de capital humano e em métricas DEI. Perspectivas analíticas mais fortes são vitais para reforçar o percurso positivo de DEI em 2021. Em Portugal, apenas 31% dos líderes de RH tenciona reforçar a análise de dados e métricas DEI, como seja a igualdade salarial. Há claramente espaço para melhorar.

O mesmo estudo indica que a experiência do trabalho remoto e a necessidade de várias empresas ajustarem a sua capacidade para trabalhar remotamente moldou os planos de transformação em 2020. Muitos estão focados na reinvenção da flexibilidade em todos os seus aspectos (64%), seguida pela expansão de talento e dos ecossistemas de aprendizagem neste contexto (60%) – que podem também acelerar a flexibilidade.

Embora 29% das organizações portuguesas afirme que os seus planos de mudança incluem uma transformação significativa da sua força de trabalho, será essencial que se tomem decisões arrojadas, mas precisas no que se refere a uma orientação de longo e curto prazo.

Quando questionados sobre quais os planos para melhorar as ferramentas de transição para o “novo normal”, o estudo conclui que 45% dos líderes de RH portugueses afirma que a aquisição de conhecimento/competências é fundamental para esta transição. E 40% refere que o desempenho relacionado com o trabalho flexível é uma das áreas-chave a melhorar em 2021.

Os modelos de trabalho remoto continuam a estar no topo das prioridades em 2021 para a maioria dos líderes de RH. Por esta razão, e como esperado, quase metade destes profissionais afirma ter reforçado a sua abordagem junto dos colaboradores para monitorizar o impacto da sua comunicação durante a pandemia. Este tornou-se um mecanismo eficaz para reunir dados e obter uma melhor compreensão dos sentimentos e opiniões das suas pessoas.

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