Responsabilidade Social: Um ADN de humanismo e tolerância

A SFEF está convicta de que a sua política social e ambiental impulsiona o rendimento e o êxito futuro da organização.

 

Por Sandra M. Pinto

 

Suportada numa rede europeia presente em sete países, França, Espanha, Itália, Bélgica, Holanda, Portugal e Suíça, a STEF conta com cerca de 18 mil colaboradores e mais de 240 plataformas. Com presença em Portugal há 25 anos, a empresa procura dar resposta às necessidades dos clientes, desde a altura em que a logística dava os primeiros passos no território nacional. «Actualmente somos um grupo de dimensão europeia, mas em Portugal somos, antes de mais, uma empresa portuguesa», defende Isabel Santos, directora de Recursos Humanos da STEF Portugal.

Hoje, a empresa emprega no nosso país um universo de 550 colaboradores, estando presente com 10 plataformas que se distribuem de Norte a Sul do território, garantindo assim «uma cobertura integral do território nacional e um serviço de recolhas e entregas adaptado às necessidades dos nossos clientes».

 

Filosofia e missão da empresa
Na STEF, são três as grandes alíneas que alicerçam as bases da vida diária da empresa e que guiam a sua actuação.
Desde logo, as oportunidades para todos, para que «cada pessoa possa encontrar o seu lugar na empresa e desenvolver todo o seu potencial», afirma Isabel Santos. Por este motivo, a STEF incorpora perfis muito diversos e favorece a integração laboral de pessoas em risco de exclusão.

Segue-se o desenvolvimento profissional. A responsável faz notar que aplicam «à política de formação uma perspectiva de futuro, que antecipa as transformações e necessidades do mercado de trabalho, incrementando assim a empregabilidade e o entusiasmo dos colaboradores».

Também não esquecem a preservação do meio ambiente, sendo este compromisso um aspecto-chave do plano estratégico da empresa. «Desde a redução de emissões contaminantes, ao controlo do consumo energético, passando pela optimização de recursos operacionais e pela reciclagem, todos são factores previamente estudados, de modo a minimizar o impacto da nossa actividade e, desta forma, construir um futuro mais sustentável e saudável», garante Isabel Santos.

 

Responsabilidade social e estratégia
No seu dia-a-dia, a STEF segue um conjunto bem delineado de valores que norteiam todas as tomadas de decisões. De acordo com a directora de Recursos Humanos, a empresa formalizou todos os seus compromissos com um único objectivo: o respeito pelas pessoas e pelo ambiente. «Regemos a nossa actividade diária com base em quatro pilares: o respeito, o rigor, o entusiasmo e a performance», especifica. «Estamos, de facto, convictos de que a nossa política social e ambiental impulsiona o nosso rendimento e êxito futuro.»

Perante esta afirmação, importa perceber até que ponto é a responsabilidade social um elemento estratégico do negócio da STEF. E Isabel Santos responde: «O Grupo STEF é um grupo com um ADN de humanismo e tolerância, o seu foco nas pessoas e a sua preocupação com a responsabilidade social são dois grandes propósitos de onde derivam as políticas e práticas de gestão de Recursos Humanos». Para a responsável, é graças aos seus colaboradores e ao seu esforço diário que a empresa pode garantir a qualidade dos seus serviços. «Acompanhamo-los na sua formação profissional e na sua evolução pessoal no senti- do da excelência, e trabalhamos juntos para consolidar a diversidade social e cultural da nossa equipa.»

Uma das preocupações da empresa diz respeito ao emprego jovem. A directora tora de Recursos Humanos revela que estão «empenhados em trazer para a equipa jovens recém-licenciados que possam ter desafios nacionais e internacionais, e que ao fim de dois a três anos possam estar preparados, do ponto de vista técnico e de liderança, para assumir funções de maior responsabilidade como número dois de uma plataforma e evoluírem dentro da “família” STEF, podendo, assim, projectar as suas ambições de direcção em toda a nossa rede europeia.»

 

Leia o artigo na íntegra na edição de Março da Human Resources, nas bancas.

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
Reprise, Initiative, Unilever e Somersby são os grandes vencedores dos Prémios SAPO
Automonitor
Já pode encomendar o novo Citroën C1 JCC+ desde os 14.727 euros