Sabe cativar as pessoas à sua volta?

tempo, trabalhoCriar relações profissionais duradouras é uma tarefa que requer trabalho, mas extremamente recompensadora. Apresentamos-lhe nove sugestões para conseguir fazê-lo.

As pessoas que conseguem criar relações de trabalho duradouras têm uma postura de respeito e de gratidão com os semelhantes, relembra a Inc.. A revista, num artigo, reuniu os nove hábitos mais importantes deste tipo de profissionais altamente empáticos.

Estes profissionais assumem os erros e dão a cara pela empresa no caso de alguma coisa correr mal junto dos stakeholders da organização. Mesmo que a culpa de uma determinada situação não seja da responsabilidade destes líderes, o facto de a enfrentarem em nome da empresa inspira respeito junto dos colaboradores e demais contactos.

Ajudam os outros sem que lhe peçam. Muitas vezes, quem precisa não lhe vai solicitar ajuda por embaraço ou por achar que não está disponível para isso. Independentemente de a aceitarem ou não, de ser pertinente ou não, a atenção que dispensa pode ter um impacto positivo junto do seu interlocutor.

Sabem responder às dúvidas dos outros sem que eles as revelem explicitamente. A intuição pode ajudá-lo a perceber inseguranças, dúvidas, questões junto das pessoas – e tente dar-lhes uma resposta mesmo que não o exprimam claramente.

Adaptam-se às diferentes situações e não são despropositados. As pessoas e as situações são diferentes e exigem comportamentos adequados ao momento e à sensibilidade dos seus interlocutores.

Pensam nos outros e antecipam o que irão necessitar – e agem em conformidade.

Pedem desculpa e assumem os erros prontamente. Quem se responsabiliza pelos próprios actos e não culpa os outros pelos seus próprios problemas é digno do respeito alheio.

São generosos sem esperar muito em troca. Assim, criará relações duradouras baseadas na gratidão.

Ouvem as pessoas – todas. Não deve ouvir só os seus chefes, os líderes, os seus ídolos – há que não desvalorizar o que todos têm para dizer, independentemente da sua posição profissional. A mensagem é mais importante do que o estatuto de quem a diz.

Começam por baixo e não têm pressa em crescer. E isto vale para as relações profissionais: pequenas interacções genuínas com os colaboradores valem muito mais do que um silêncio arrogante e ignorante.

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