Sabe lidar com a frustração? Esta dica é preciosa

A frustração é uma emoção que ocorre geralmente em situações em que uma pessoa é impedida de alcançar um resultado desejado.

 

Em geral, sempre que atingimos um dos nossos objectivos, sentimo-nos satisfeitos e sempre que somos impedidos de alcançar os nossos objectivos, podemos sucumbir à frustração e sentimo-nos irritados, aborrecidos e zangados.

E quanto mais importante é a meta maior é a frustração bem como os sentimentos negativos que a acompanham. A frustração não é necessariamente ruim, pois pode ser um indicador útil dos problemas na vida de uma pessoa.

E pode ser um agente importante para mudar aquilo que nos faz sofrer. No entanto, quando resulta em raiva, irritabilidade, stress , ressentimento, depressão recorrente, ao ponto de nos resignarmos e desistirmos da vida, ela pode ser destrutiva.

Consequências da frustração

Raiva: a raiva e a agressividade normalmente são focadas no objecto percebido como a causa da frustração.

Se você se decepciona com alguém, pode sentir muita raiva e agredi-lo verbalmente. Normalmente, a agressão é redirecionada para um objecto menos ameaçador e mais acessível.

Desistência: desistir de uma meta pode ser produtivo se a meta estiver realmente fora de alcance ou ainda não for algo positivo para a vida da pessoa. Mas quando se trata de uma frustração, a desistência pode ser uma forma de se entregar a esse sentimento negativo.

Quando repetidamente frustrados, as pessoas podem abandonar  o seu quotidiano e rotinas importantes, como o estudo, o emprego e as pessoas de quem gosta. E assim fica mais vulnerável a transtornos graves e que põem em risco toda a sua qualidade de vida.

Perda de autoconfiança: a perda da autoconfiança é um efeito colateral terrível que a frustração pode gerar.

O que acontece é que, sem autoconfiança na próxima vez que planearmos uma meta, talvez não consigamos avaliar com precisão a nossa capacidade de realizá-la. E assim paramos de confiar em nós mesmos enas nossas próprias habilidades. E entramos num ciclo de autodestruição.

Stress: é o “desgaste” das nossas experiências corporais e mentais à medida que nos ajustamos às frustrações do ambiente em constante mudança.

Depressão: a depressão pode afectar quase todos os aspectos da sua vida. Ela afecta pessoas de todas as idades, raça e culturas. A depressão pode afectar o modo como você come e dorme, como se sente em relação a si mesmo, como olha para o mundo, e como interage com os outros.

 

Como lidar com a frustração
Não é possível livrar-se da frustração, ela é parte inerente da vida. O caminho correcto é aprender a lidar e administra-la a fim de evitar respostas negativas e prejudiciais.

Uma das melhores maneiras de lidar com isso é lidar com as expectativas. É preciso aprender a distinguir entre o que se espera que aconteça, o que provavelmente acontecerá e o que realmente aconteceu.

A vida inevitavelmente tem altos e baixos. Quando se aprende a aceitar verdadeiramente essa realidade, chega-se um passo mais perto de ser capaz de lidar com a frustração de uma maneira saudável.

 

Ler Mais