
Sabe o que é mais importante no curriculum?
O estudo desenvolvido pela Michael Page revela que 100% dos consultores considera importante evitar erros gramaticais, mencionar a universidade na qual estudou e ter trabalhado numa empresa conhecida e de renome.
A Michael Page entrevistou 564 candidatos e 25 consultores de recursos humanos em Portugal, com o objectivo de saber o que procuram ambos no momento da candidatura a um trabalho e como aperfeiçoar a formatação, estrutura e conteúdo do curriculum vitae. As conclusões foram as seguintes:
Novas tecnologias e criatividade
84% dos consultores e 51,2% dos candidatos entrevistados considera que incluir o contacto de Skype fortalece o currículo, assim como incluir os links dos perfis das redes sociais. Incluir uma fotografia própria no documento é também valorizado por 76,8% dos inquiridos.
Informação extra e tom de escrita
É igualmente importante para 91,8% dos candidatos e para 100% dos consultores descrever com palavras-chave o trabalho e as funções das experiências profissionais.
O tom de escrita casual não é aconselhado, com 89,9% dos candidatos e 96% dos consultores a considerar importante adoptar um tom profissional. 46,6% dos candidatos afirma que escrita na primeira pessoa fortalece o currículo. Ao contrário, 44% dos consultores considera exactamente o oposto.
Longevidade na empresa
Dos 564 candidatos entrevistados, 78,5% afirma que permanecer na mesma empresa mais do que dois anos fortalece o currículo. Opinião partilhada por 92% dos consultores.
Veja também estas notícias.