Sabe o que são empregos verdes ou ecológicos? A tendência será para crescerem

A União Europeia está a trabalhar arduamente com vista a equilibrar o crescimento económico com a necessidade de proteger o ambiente, tendo estabelecido para si própria objectivos ambiciosos de redução das emissões de gases com efeito de estufa, de aumento da eficiência energética e promoção das energias renováveis, e de redução dos resíduos, refere o site osha.europa.eu.

 

O que deu origem a uma vasta gama de empregos verdes – empregos que contribuem para a preservação do ambiente, ou para a sua recuperação. Contudo, se queremos que estes empregos sejam realmente sustentáveis, temos de garantir que proporcionam condições de trabalho seguras, saudáveis e dignas. Os empregos verdes, para além de serem bons para o ambiente, têm de ser bons para os trabalhadores.

O termo “empregos verdes ou ecológicos” abrange uma vasta gama de empregos diferentes em vários sectores, envolvendo uma mão-de-obra muito diversificada.

São várias as definições que existem para o termo, nomeadamente a do Programa das Nações Unidas para o Ambiente , a da Comissão Europeia e a do Eurostat . No entanto, pode entender-se por emprego verde qualquer emprego que contribua, de alguma forma, para a preservação ou a recuperação do ambiente.

Pode tratar-se de empregos que contribuem para a protecção dos ecossistemas e da biodiversidade, a redução do consumo de energia e de matérias-primas, ou a redução dos resíduos e da poluição.

Os empregos verdes devem proporcionar condições de trabalho seguras, saudáveis e dignas, de forma a contribuírem para um crescimento verdadeiramente inteligente, sustentável e inclusivo e para o cumprimento dos objetivos da Estratégia Europa 2020 da Comissão Europeia.

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...