Sabe o que significa ser vítima de “ghosting”? Também existe no mundo do trabalho. E pode estar a fazê-lo. Ora veja

O termo “ghosting” vem do fenómeno dos encontros online em que uma pessoa simplesmente desaparece sem dar qualquer explicação. O ghosting no mundo do trabalho é uma tendência recente bastante em voga actualmente e pode causar alguns constrangimentos. Neste sentido, o Ekonomista partilhou três medidas a implementar pelas empresas para o evitar.

 

Ora tome nota do que deve fazer:

Responder a todos os candidatos

Se as empresas não querem sofrer ghosting, também não o devem fazer. Por vezes, em processos de recrutamento, as empresas não comunicam os resultados aos candidatos não seleccionados, ou quando o fazem, já é muito fora do prazo correcto. Isto faz com que, consciente ou inconscientemente, os candidatos respondam na mesma moeda.

 

Condensar ao máximo o tempo de recrutamento

Processos de recrutamento demasiados longos podem causar cansaço e levar em muitos casos à desistência. Essa desistência, infelizmente, pode assumir muitas vezes a forma de ghosting por parte de muitos candidatos. E muitos dos melhores candidatos não têm tempo a perder.

 

Ir ao encontro das expectativas e necessidades dos candidatos

Deverá haver flexibilidade neste aspecto por parte dos recrutadores, pois as preferências e gostos pessoais de cada candidato poderão ser muito diferentes. Negoceie as regalias de acordo com o que é de agrado do trabalhador e não apenas tendo em conta o que acredita serem boas condições.

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