Sabe por que é que os melhores talentos deixam as empresas? Veja aqui e evite-o

A alta rotatividade não é boa para nenhum negócio. Custa tempo e dinheiro recrutar, treinar, desenvolver e integrar um novo membro da equipa em uma equipa. Os colaboradores também não querem estar a mudar constantemente e preferem sentir-se valorizados nos seus cargos, desenvolvendo-se e crescendo na função e no negócio. Optimizar a retenção de pessoal é, portanto, uma vitória tanto para o colaborador quanto para o empregador.

 

Neste guia, a Thomas partilhou um guia sobre a retenção de colaboradores, destacando por que é que é importante, os motivos pelos quais bons colaboradores saem e o que pode fazer para o evitar.

De acordo com a Thomas, é importante entender que bons colaboradores podem deixar uma empresa e seguir em frente, mas entender as razões por trás dessas mudanças é ainda mais importante.

Se as pessoas saem por motivos fora do seu controle, o que dizer daqueles que optam por sair? Existem muitos motivos pelos quais a retenção dos colaboradores pode ser baixa. São estes os motivos mais comuns:

– Salário baixo
A realidade é que o salário e os benefícios são frequentemente os motivos pelos quais as pessoas mudam para um empregador alternativo. É essencial entender o que o mercado está disposto a pagar pelos seus colaboradores e criar pacotes de remuneração justos para igualar ou melhorar o mercado.

 

– Excesso de trabalho e falta de suporte
Tornou-se muito mais comum entender o burnout nos últimos anos. Estamos constantemente ligados aos nossos dispositivos e a trabalhar mais horas do que nunca. No entanto, a falta de apoio dado aos colaboradores para reduzir a carga de trabalho ou ajudar a geri-la está a fazer com que as pessoas procurem empregos menos stressantes.

 

– Poucas oportunidades de carreira
Outra razão pela qual alguém pode decidir sair é porque há pouco progresso na função que ocupa actualmente. Com menos oportunidades de promoção, o que manterá os colaboradores motivados, uma vez que eles não sejam mais desafiados em suas funções?

 

– Desejo de um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Se há uma coisa que a pandemia mostrou é que ter equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é mais importante do que nunca. Longas horas num escritório tornaram-se menos desejáveis, menos tempo com a família ou amigos ainda mais.

 

– Falta de reconhecimento
Não se trata apenas de promoções ou remuneração, mas sentir-se valorizado é fundamental para manter muitos colaboradores, principalmente os mais jovens, sentirem que estão a contribuir para o sucesso do negócio com o seu trabalho.

 

– Problemas de gestão
Todos a gente já teve um chefe com o qual não se dá bem. Em muitos casos, pode ser um choque de personalidades. Na verdade, há muitos motivos para os problemas de gestão, portanto, será necessário resolvê-los para manter a retenção alta.

 

– Deslocações
A segunda grande mudança que a pandemia trouxe é a cultura de trabalhar em casa, que comprovadamente não só funciona, mas também é desejável, especialmente para aqueles que faziam longas viagens para o trabalho. A introdução de práticas de trabalho flexíveis pode resolver isso, embora também entenda que alguém que tem que se deslocar diariamente uma longa distância tem menos probabilidade de permanecer por um longo período de tempo.

 

Como melhorar a retenção dos colaboradores

1. Reconheça as razões pelas quais as pessoas saem
Quais são as razões pelas quais as pessoas saem? O que se destaca mais do que qualquer outro motivo? Dedicando um tempo para entender o que cria os maiores motivos para a saída, pode criar estratégias em sua empresa para lidar com eles.

 

2. Use ferramentas de avaliação psicométrica
Usar ferramentas de avaliação psicométrica é uma das formas mais fáceis de garantir que não recruta apenas as pessoas certas para a função, mas também encontra candidatos com a base cultural e de competências para atender às suas necessidades.

 

3. Oportunidades de formação, qualificação e desenvolvimento contínuo
Uma das maneiras mais eficazes de reter colaboradores é fazê-los sentir que o seu trabalho é valorizado, e uma das formas mais eficazes de fazer isso é ajudá-los desenvolver-se. Quando investe no sucesso de um colaboradores, ele investe em si.

 

4. Recompensas, gratidão e reconhecimento
Reconhecer o trabalho árduo dos seus colaboradores é essencial, e ser capaz de recompensar os colabradores é uma forma de mostrar esse reconhecimento. Não precisa ser financeiro, mas pode ser.

As recompensas intangíveis ajudam a mostrar o reconhecimento de uma forma mais significativa. Palavras de elogio em público ou em particular podem significar muito para um colaborador. Promoções, aumentos e contratações internas podem desenvolver o reconhecimento que os colaboradores procuram.

5. Bem-estar do colaborador
Isto pode abranger muitas coisas diferentes, mas o bem-estar do colaborador depende das pessoas que se sentem apoiadas, acomodadas e com quem têm empatia. É por isso que os gestores que também podem mostrar níveis de bom quociente emocional (QE) são desesperadamente procurados no novo mundo do trabalho.

Ser capaz de ouvir, compreender e ajudar os colaboradores a superar desafios, fazer melhor e colocar-se no lugar deles na tomada de decisões faz parte de ajudar o bem-estar dos colaboradores.

6. Ofereça oportunidades de trabalho flexíveis
As pessoas agora querem poder trabalhar em casa, se não o tempo todo, parte do tempo. Poderem ter manhãs para levar filhos para a escola ou sair mais cedo para eventos sociais quando necessário.

Mas também coisas como licença parental e maternidade fazem parte deste novo mundo de trabalho do qual  precisa estar ciente.

 

7. Preste atenção ao feedback dos colaboradores
O feedback é essencial em todo o ciclo de vida do colaborador, agir de acordo com ele é ainda mais importante.
Se surgirem problemas, trate deles. Se ideias forem propostas, informe a equipa como implementá-las ou se vai funcionar. Seja o tipo de organização que está aberta a feedback de toda a natureza e procura promover um ambiente saudável de cooperação e resolução de problemas, em vez de torná-los o motivo pelo qual alguém escolheria sair.

8. Veja o que outras empresas oferecem
Parece simples, mas olhar o que outras empresas fazem é realmente uma ideia muito boa. Ajuda a fornecer insights sobre o que funciona e quais táticas outras organizações estão usando para manter alta a retenção de colaboradores.

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