Sabe quais são as 5 principais razões que levam os colaboradores a demitir-se?

As razões que levam uma pessoa a querer sair da empresa podem ser mais ou menos típicas, desde querer aproveitar outras oportunidades de carreira, a sentir-se subvalorizado.

 

Porém, antes da saída ser oficializada, as empresas podem desconfiar se alguém está prestes a abandonar o seu posto. É possível prever quando um colaborador está a considerar uma mudança se este se revelar mais distraído, desinteressado, menos eficiente e, muitas vezes, ausente, refere o site robertwalters.pt.

Manter um olhar consciente para os sinais ou indicadores de saída de um colaborador é vital por três razões: primeiro, permite-lhe abordar o problema numa fase inicial, e talvez mudar a opinião do colaborador. Segundo, dá-lhe a possibilidade de gerir a negatividade da pessoa que se está a despedir e evitar que esta afecte os outros empregados, o que poderia baixar a moral e reduzir a produtividade das equipas. Terceiro, esta abordagem permite-lhe ter mais tempo para criar uma boa estratégia de recrutamento.

Assim, por que se demitem os profissionais?

1 – Crescimento limitado na companhia
Os profissionais têm, na maioria dos casos, um desejo de crescer na empresa, e a falta de oportunidades de crescimento é uma das principais razões que os levam a deixar um emprego. Apreciar o bom trabalho e mostrar reconhecimento aos empregados por um trabalho bem feito, para além de pôr em prática um plano claro de progressão de carreira, podem fazer os seus funcionários sentir que têm um futuro a longo prazo na empresa.

2 – Sentem que são mal pagos
O salário é outra das razões principais. Os colaboradores podem facilmente descobrir o que os seus pares noutras companhias estão a receber, o que lhes dá uma boa noção do seu valor de mercado. Oferecer salários competitivos e outros benefícios pode motivá-los a ficar. Importante: nem todas as demissões se devem a motivos financeiros, pelo que descobrir outros factores subjacentes pode ser essencial para manter um empregado no seu cargo.

3 – Já não é desafiante
Os bons profissionais não querem trabalhar por trabalhar, procurando, pelo contrário, estar envolvidos com o trabalho e sentir que estão sempre a aprender. Criar novos desafios e novos objectivos para os empregados se sentirem úteis mantém o seu interesse.

4. Sentem-se subvalorizados
Qualquer profissional deseja reconhecimento pelo seu trabalho. Quando uma empresa ignora as conquistas de um empregado, é provável que este vá procurar trabalho noutro sítio, onde se sinta mais valorizado. Implemente um sistema que aprecie realmente o desempenho, de forma a que os empregados se sintam uma parte integral da companhia.

Apreciar o bom trabalho e mostrar reconhecimento aos empregados por um trabalho bem feito, para além de pôr em prática um plano claro de progressão de carreira, podem fazer o seus funcionários sentir que têm um futuro a longo prazo na empresa.

5 – A cultura corporativa já não encaixa
Esta é provavelmente a causa mais difícil de resolver. Enquanto as outras razões apresentadas se centram no indivíduo, este pode ser um problema generalizado na sua empresa. Aliás, a cultura corporativa pode ter um grande impacto na satisfação e produtividade dos empregados de uma companhia. Assim, promover a comunicação no escritório entre managers e as suas equipas pode melhorar as taxas de retenção. Além disso, promover mais oportunidades e iniciativas de networking fora do escritório também cria um sentimento de companheirismo e lealdade entre as equipas.

 

 

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