Sabe quanto (e em que produtos) os portugueses mais pouparam na última semana?

A Black Friday foi na sexta-feira, mas as promoções começaram antes em muitas lojas e, na última semana, os portugueses pouparam cerca de 21,7 milhões de euros, revela uma análise do comparador de preços e marketplace KuantoKusta, à actividade dos utilizadores entre 14 e 20 de Novembro.

 

Só por compararem os preços no KuantoKusta, os consumidores conseguiram uma poupança média de cerca de 39 euros por encomenda.

No período em análise, o comparador revela que registou um aumento de 20% no número de visitas, face ao período anterior, o que se traduziu em 1.723.064 produtos pesquisados para comparação de preços e 558.390 encomendas realizadas no marketplace e lojas parceiras.

«Para a semana da Black Friday, a expectativa é que haja um incremento em cerca de 40% destes números, quer em número de produtos procurados, quer em encomendas», adianta Ricardo Pereira, director de Marketing do comparador de preços.

Ricardo Pereira acredita que, devido à redução do orçamento disponível dos portugueses, fruto da guerra e da inflação, os consumidores passaram a ser mais cuidadosos na hora de gastar.

«Toda esta situação socioeconómica levou os consumidores a estarem mais atentos na hora de desembolsar e a direccionar as compras para produtos mais essenciais, sem deixar de piscar o olho, por exemplo, à Playstation 5 ou aos últimos modelos de iPhone», conclui a mesma fonte.

Numa análise à diferença de preços praticados nos produtos mais procurados, as oportunidades de poupança para o utilizador podem ultrapassar os 25%.

É em produtos de gaming (Nintendo Switch e Comando Dual Sense PS5) que as percentagens são mais elevadas. Por exemplo, no caso da Nintendo Switch OLED 64GB White, a diferença entre o preço médio praticado e o preço mais baixo identificado pelo KuantoKusta é 102,07€, o que equivale a 26,72%.

No caso das TV’s, a percentagem de variação entre o preço mínimo e preço médio dos produtos chega aos 18%. No caso do artigo mais caro da lista, a TV LG 65″ C2 OLED Evo Smart TV 4K, a oportunidade de poupança para o utilizador é de 323,63 euros, que em percentagem corresponde a 16,60% de diferença entre o preço mínimo e o preço médio.

Já o produto desta lista em que a percentagem de poupança é mais baixa (11,93%) é o Xiaomi Redmi Note 11s 6.43″ Dual SIM 6GB/128GB Grey. Neste caso, em valor, o consumidor tem oportunidade de encontrar uma solução cerca de 29 euros mais barata do que o preço médio de mercado.

No top das categorias com maior aumento de procura na semana de 14 a 20 de Novembro, o destaque vai para os electrodomésticos essenciais para a casa. Em vinte produtos, dez estão enquadrados nesta categoria. Máquinas de secar roupa (com um aumento da procura de +195,99%, face ao período anterior), exaustores (163,04%) e fritadeiras (134,40%) estão no pódio dos mais procurados.

Da lista, destacam-se ainda os produtos de imagem e som – auriculares (+125,79%) e televisores / TV LED-LCD (+122,34%), assim como produtos de informática – monitores para PC (+118,04%) e tablets (+100,05%).

Ainda no top 20, e fora da área tech, os cremes de rosto (+91,36%) e a ração seca (+65,72%) tiveram um aumento expressivo da procura na semana em análise.

Ler Mais