Sabe quanto ganha um director de Recursos Humanos? Este estudo dá a resposta

O estudo anual da Michael Page analisa a evolução das principais tendências de recrutamento para o próximo ano, para quadros executivos, em empresas de grande dimensão.

 

A pesquisa mostra que nas grandes empresas e multinacionais, um director de Recursos Humanos (RH) pode auferir entre 49 mil e 100 mil euros, enquanto numa PME e empresa nacional o salário oscila entre os 35 mil a 70 mil euros.

A tendência de profissionalização do sector avança, a par com um maior reconhecimento da importância estratégica das funções de Recursos Humanos, como elementos fundamentais para o desenvolvimento do negócio e empresas, e adaptação às contantes mudanças.

Verifica-se um aumento no investimento em gestão e desenvolvimento de talento com ferramentas de Recursos Humanos nas PME, enquanto nas empresas com equipas e procedimentos já consolidados, a aposta está cada vez mais voltada para uma abordagem analítica e interdisciplinar.

As posições generalistas e com capacidade de serem verdadeiros parceiros de negócio são as mais procuradas, dada a necessidade de aproximar os Recursos Humanos dos restantes departamentos. Por outro lado, a tecnologia promoveu a procura de perfis transversais, que contribuam com novos conhecimentos, como finanças, análise de dados, ou sistemas informáticos. Observa-se uma maior procura de perfis de HR Operations, destacando a importância de indicadores no sector de Recursos Humanos, através do desenvolvimento de KPIs, esquemas de Payroll, forte planeamento de C&B e controlo de custos.

As empresas procuram perfis polivalentes, que demonstrem proactividade e elevada orientação para o cliente interno. Neste sentido, as competências de comunicação, organização e atenção ao detalhe são muito valorizadas.

Ler Mais