Saiba o que dizem 15 especialistas sobre “A encruzilhada na Gestão de Pessoas”

“A encruzilhada na Gestão de Pessoas” foi o tema da XXVII Conferência Human Resources, que se realizou no passado dia 20 de Março, no Museu do Oriente, em Lisboa. Quinze especialistas compuseram um programa diversificado em ângulos de abordagem: da demografia às competências, passando por espaços de trabalho, comunicação, tecnologia e lei. No fim, com poucas certezas sobre o futuro, o foco esteve no caminho, que já está a ser feito.

 

Fotos NC Produções

 

Porquê encruzilhada? No seu discurso de abertura e boas-vindas, Ricardo Florêncio, CEO do Multipublicações Media Group, explicou: «O título escolhido diz tudo. Quase tudo! Na verdade, quando começámos a preparar esta conferência, e a elencar os temas que são as prioridades em termos de Gestão de Pessoas, e que haveria interesse em abordar, a lista começou a aumentar. Pois, num contexto de incerteza crescente, os desafios que se colocam às empresas são cada vez mais complexos e diversos, exigindo-se uma rápida capacidade de respostas e de adaptação, sendo a Gestão de Pessoas paradigmática desta realidade, com os temas aos quais é prioritário dar resposta eficaz a multiplicarem-se.»

E Ricardo Florêncio enumerou alguns: «da atracção e retenção de talento, com uma crescente pressão salarial que muitas empresas não estão a conseguir acompanhar; a uma nova forma de trabalhar que não pode ser ignorada, em que se exige flexibilidade; à necessidade de se dar prioridade ao bem-estar, ao workbalance e à urgência de apostar no upsklling e reskilling, potenciando as vantagens da tecnologia, nomeadamente da inteligência artificial. Porque a resposta aos desafios depende das pessoas, da sua preparação, da sua resiliência, da sua capacidade de inovação. E também da sua motivação. Sem esquecer que as empresas dependem de resultados.

A produtividade é uma prioridade para os CEO, mas, na verdade, é uma prioridade para todos. É uma prioridade, como tantas outras, a que deve ser dada uma especial atenção », defendeu, destacando ainda os temas «da demografia, como o envelhecimento da população e os fluxos migratórios, com os variados impactos que têm. Isto tendo sempre como pano de fundo, a legislação em vigor. Sim, é uma verdadeira encruzilhada. Como lidar com tantos e variados temas? Como responder? Que escolhas deverão ser feitas?»

Foi este o desafio que colocámos ao nosso diversificado painel de oradores nesta 27.ª edição da Conferência Human Resources, que contou com mais de 300 convidados no Museu do Oriente e registou mais de 62 mil visualizações no live streaming (via Sapo, site e LinkedIn da Human Resources Portugal).

 

Leia o artigo na íntegra na edição de Abril (nº. 160) da Human Resources, com as intervenções de todos os oradores.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais