São estas as 15 empresas com as melhores práticas de Wellbeing em Portugal

A Great Place To Work® anunciou, hoje, as 15 empresas consideradas como os Melhores Lugares Para Trabalhar em Wellbeing. No seu ano inaugural, este reconhecimento visa distinguir as empresas que colocaram o bem-estar no centro da sua cultura e fizeram com que os seus colaboradores experimentassem elevados níveis de bem-estar no seu ambiente de de trabalho.

 

Esta experiência foi avaliada através de seis dimensões fundamentais para o bem-estar dos colaboradores: ambiente de trabalho, equilíbrio vida pessoal/profissional, estabilidade psicológica, realização no trabalho, relações interpessoais e segurança financeira.

Olhando para os “drivers” de bem-estar, verifica-se que os Best WorkplacesTM, para proporcionarem uma óptima experiência a todos, asseguram as condições físicas necessárias para um ambiente de trabalho (96%) saudável, são marcadas por fortes relações interpessoais (93%), não só entre colegas, mas também entre líderes e liderados e promovem o equilíbrio entre vida pessoal e profissional (92%), através de políticas de flexibilidade.

Mas existem, também, nestes ambientes, oportunidades de melhoria, tanto ao nível da estabilidade psicológica (89%), como ao nível da segurança financeira (83%), particularmente no diz respeito à coordenação de pessoas e à gestão de tarefas, que pode vir a conduzir à sobrecarga de trabalho e ao aumento do stress, e à justiça na política salarial, muito condicionada pelo contexto económico e social actual, marcado pela inflação e pelo aumento do custo de vida.

Ao promover estas dimensões, os colaboradores têm a capacidade de crescer, encontrando o sucesso e a realização tanto nas suas funções profissionais, como nas suas vidas pessoais. Está provado que o elevado nível de bem-estar dos colaboradores melhora o desempenho organizacional. E os números demonstram-no, com os Best WorkplacesTM a terem três vezes menos turnover e um gap de 33 pp no que respeita à produtividade face ao mercado.

De salientar que esta preocupação com a saúde e o bem-estar não é exclusiva das organizações mais ligadas à área de saúde, tendo sido distinguidas empresas de sete sectores distintos: Tecnologia da Informação (5), Biotecnologia e Farmacêutico (3), Hotelaria & Turismo (2), Serviços Financeiros & Seguros (2), Comércio & Distribuição (1), Serviços Profissionais (1) e Telecomunicações (1), evidenciando a transversalidade do tema no mercado de trabalho.

Para serem elegíveis aos Melhores Lugares Para Trabalhar em Wellbeing, as empresas têm que ser, em primeiro lugar, Certificadas™ como um Great Place to Work. Para esta distinção considera-se o feedback dos colaboradores às 18 afirmações de bem-estar existente no questionário da metodologia da GPTW, a que se associa a avaliação das políticas e práticas promotoras de saúde e bem-estar.

Pode consultar aqui o ranking.

 

Ler Mais