São estas as seis competências (técnicas) mais procuradas no mercado de trabalho
Embora as competências transversais sejam cada vez mais valorizadas pelos empregadores, a verdade é que em certas áreas profissionais, quem não tiver competências técnicas, não consegue fazer um bom trabalho. O Ekonomista elaborou uma lista com as principais competências técnicas habitualmente exigidas pela maioria das empresas.
Identificou seis:
1. Conhecimentos sobre Marketing Digital
Para a maioria dos empregadores, deixou de ser relevante afirmar, no seu currículo, que é «experiente em redes sociais». No entanto, se demonstrar a sua experiência de trabalho com plataformas e aplicações concretas (por exemplo, Google Analytics), poderá obter uma vantagem em relação à concorrência directa.
Tendo em consideração que o investimento na área do marketing é já algo que muitas empresas fazem para conseguirem abraçar novas oportunidades de negócio, um conhecimento aprofundado sobre blogs, SEO, landing pages, email e redes sociais é bastante valorizado.
2. Análise de dados
Na verdade, não importa se trabalha no sector da acção social ou na área financeira. A capacidade de análise é uma das competências técnicas cruciais ao seu sucesso profissional. Um bom analista de dados é capaz de observar e avaliar as actividades da empresa de forma crítica e medir o sucesso de um projecto ou o simples impacto de uma iniciativa ou mudança.
De uma forma geral, ter capacidade analítica é saber traduzir números em informações que ajudem na solução de problemas e que tenham significado para a empresa.
Por isso, é aconselhável que, no seu CV, demonstre competências de monitorização e análise de dados. Essas competências vão permitir observar criticamente a actividade da empresa, medir o sucesso de um projecto, e avaliar o impacto de uma iniciativa.
3. Hardware e software
Cada sector de uma empresa ou cada tipo de profissão lida, em algum momento, com hardware e software especializado para optimizar a gestão e produtividade do trabalho. Estar a par do funcionamento das diferentes ferramentas é uma vantagem quando se candidata a qualquer vaga em qualquer área.
4. Competências de comunicação escrita
Muitas empresas exigem competências de comunicação escrita bem desenvolvidas, de forma a sustentar a capacidade da organização para produzir conteúdos de qualidade. Porém, não basta escrever bem.
Se o objectivo for fazer a descrição de um material para a construção civil, terá de dominar todos os aspetos técnicos do mesmo: a durabilidade, a resistência, a densidade, entre outros. Conseguir articular este saber técnico com uma excelente capacidade de escrita irá torná-lo um recurso importante na empresa, portanto, evidencie esta sua capacidade no currículo.
Além disso, saber comunicar de forma adequada tem vindo a ser cada vez mais importante, seja através das redes sociais, por email, ou mesmo no contato direto com clientes.
A gestão de projectos é uma das competências técnicas mais complexas, pois divide-se em múltiplas outras competências. Por exemplo, para gerir projectos é necessário ser um bom líder, saber delegar tarefas e ser um bom comunicador. Mas também é essencial dominar ferramentas de avaliação de impacto, de planeamento e de organização, ser capaz de fazer benchmarking ou mesmo medir em euros o retorno financeiro de uma dada iniciativa em que a empresa investiu.
No fundo, é fundamental saber trabalhar em equipa e saber fazê-lo offline e online. Para o efeito, existem ferramentas como o ClickUp, Trello, Asana ou o Basecamp que o irão ajudar a gerir projectos de uma forma totalmente online.
6. Competências na área da tecnologia e informática
Actualmente, ter competências na área da tecnologia e informática é sempre uma mais-valia. Afinal, são inúmeras as funções que exigem conhecimentos distintos nesta área, desde o conhecimento de softwares de trabalho até às ferramentas essenciais para criar uma apresentação ou um vídeo, por exemplo.
Mesmo que o trabalho a que se está a candidatar não seja para funções relacionadas directamente com a área da informática, é extremamente importante ser capaz de compreender como funcionam algumas ferramentas para que o seu trabalho possa ser mais eficaz e produtivo.