São estes (empresas e profissionais) os melhores em Gestão de Pessoas

Mais tarde do que o habitual por condicionalismos impostos pela pandemia COVID-19, mas a cerimónia de entrega de Prémios Human Resources não deixou de se realizar. Na nona edição, foram entregues 26 galardões a empresas e três distinções individuais. A cerimónia decorreu no espaço exterior d’ O Clube – Monsanto Secret Spot e foi transmitida em directo.

 

Por Ana Leonor Martins | Fotos Cristina Carvalho e Nuno Carrancho

 

A TAP Air Portugal foi a grande vencedora no universo empresarial, tendo sido distinguida como a “Melhor empresa”, ou seja, a empresa onde mais profissionais gostariam e trabalhar, caso pudessem escolher livremente. Nas categorias individuais, dois repetentes: Joana Queiroz Ribeiro, directora de Pessoas e Organização da Fidelidade, voltou a ser considerada a “Melhor directora de Gestão de Pessoas”, enquanto António Mexia, presidente executivo da EDP continua invicto enquanto “Melhor CEO” (de referir que estes prémios são referentes à actividade exercida no ano anterior e as votações decorreram entre Março e Maio). O prémio “Personalidade do Ano” foi atribuído, este ano, a Jorge Rebelo de Almeida, fundador e presidente do Grupo Vila Galé.

No total, foram 29 as distinções atribuídas – 26 a empresas, mais os três prémios individuais – na 9.ª edição
dos Prémios Human Resources, que se realizou no passado dia 9 de Julho, num modelo híbrido que permitisse assegurar todas as condições de saúde e segurança, sem privar todos os interessados de assistir. O espaço escolhido voltou a ser O Clube – Monsanto Secret Spot, em Lisboa, mas este ano ao ar livre, tendo toda a cerimónia sido transmitida em directo no SAPO e em todas as plataformas online da Human Resources. Assistiram ao vivo mais de 2600 pessoas.

No discurso de boas-vindas, Ricardo Florêncio, CEO do Multipublicações Media Group, destacou que «hoje em dia, e mais do que nunca, a Gestão das Pessoas assume um papel primordial nas empresas e organizações. É uma função e uma área estratégica e fulcral no sucesso das empresas. E, assim, é da mais elementar justiça que se premeiem as organizações, empresas e pessoas que mais e melhor trabalharam esta área.»

Ricardo Florêncio salientou ainda que «estes são os únicos prémios na área da Gestão de Pessoas em que os vencedores resultam directamente da escolha dos leitores da Human Resources e dos colaboradores das empresas, os seus mais importantes stakeholders». E realçou o «envolvimento do mercado e dos nossos leitores nestes prémios. Tal como tem acontecido ano após ano, na 9.ª edição batemos um novo record de participações – 28 792 votantes –, o que demonstra o interesse crescente e a importância que é atribuída a esta iniciativa da Human Resources.»

Recorde-se que a lista de pré-nomeados foi apurada pelo Conselho Editorial, em conjunto com a redacção da revista, com base em estudos publicados e nas boas práticas que as empresas e os profissionais desenvolveram ao longo do ano anterior (2019). Desse conjunto alargado de empresas e pessoas, o Conselho Editorial escolheu os finalistas em cada categoria, num total de 103 empresas este ano.

Excepção à votação exclusiva do público são as categorias de Prestação de Serviços, para as quais são também chamados a votar os profissionais que integram o Barómetro Human Resources – 205 administradores e directores das mais prestigiadas e representativas empresas em Portugal –, com as suas escolhas a determinar os resultados em 50%.

O único prémio que não resulta da escolha do público, sendo exclusivamente da responsabilidade da equipa editorial da Human Resources, é o de Personalidade do Ano. Em 2020, o galardão foi entregue a Jorge Rebelo de Almeida. Ricardo Florêncio explicou a escolha: «É um empresário de reconhecido sucesso, em Portugal e além fronteiras. Mas o que queremos realçar é a sua constante preocupação pelas pessoas. Com o grande ‘à vontade’ que o caracteriza, é um comunicador nato e um grande gestor de pessoas. Sempre preocupado com o bem-estar dos seus colaboradores, faz das conversas com eles uma das suas tarefas diárias, sendo, claramente, uma das suas prioridades.»

Num ano excepcional, a cerimónia foi conduzida pelo próprio Ricardo Florêncio, sendo os prémios entregues por Ana Leonor Martins, directora de redacção da Human Resources; Paula Rodrigues, Events manager do Multipublicações Media Group; e Manuel Lopes da Costa, sócio do mesmo Grupo.

De referir ainda que os Prémios Human Resources 2020 contaram com o patrocínio da EDP, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e da Ticket Serviços. E com os apoios de: Delta Q, El Maestro Nebur, Hospedeiras de Portugal, InPressionante, Neurónio Criativo, Taste Catering & Events, Rui Roboredo Madeira Vinhos, Sapo e Sociedade Central de Cervejas.

Leia os testemunhos de todos os vencedores, na edição de Agosto (n.º 116) da Human Resources, nas bancas.

Ler Mais