São estes os perfis mais procurados na área de TI em Portugal

Os perfis da área das Tecnologias da Informação (TI) são os segundo mais procurados a nível nacional, de acordo com dados do Guia do Mercado Laboral 2021. Esta tendência surge da grande necessidade por parte das empresas em acelerar e potenciar os seus processos de digitalização, para fazer face aos desafios impostos pela pandemia. As TI passaram a assumir o papel de destaque para qualquer área de negócio.

 

Matilde Moreira, head da Hays Technology Portugal, salienta que «a pandemia trouxe inúmeros novos cenários aos quais as empresas tiveram que dar resposta, como a necessidade de criar infraestruturas que permitissem o trabalho remoto, garantissem a sua sustentabilidade e mantivessem todo o sistema operacional do negócio com qualidade e segurança. Este grande desafio trouxe, desde logo, muita procura por diferentes perfis tecnológicos».

«Paralelamente, os negócios mais tradicionais viram-se também forçados revolucionar a sua presença, seguindo o caminho do e-commerce e das vendas online. Isto aumentou também a procura de perfis da área da Programação, já muito solicitados, mas também de Marketing Digital e Data Analysis», acrescenta.

Neste novo cenário, impuseram-se, desde logo, as questões do armazenamento de dados na “nuvem” e da cibersegurança. Perante o risco de ataques digitais e perda de dados, foi necessário reforçar as infraestruturas, contratando profissionais desta área.

De uma forma geral, a transformação digital ganhou força, assim como os projectos de inteligência artificial, mediante a criação de chatbots personalizados que permitem auxiliar os utilizadores à distância. À semelhança do que já vinha acontecendo, reforçou-se o cenário de um mercado liderado pelo candidato, devido à grande procura por estes perfis e ao pouco talento disponível para colmatar as necessidades.

O crescimento contínuo da digitalização e do e-commerce intensificou a procura por Software developers (Backend, Frontend, Fullstack). Nesta nova “era” e perante o avanço tecnológico, também o Machine Learning Specialist passou a ser uma função importante. Destaca-se ainda o aumento da procura por perfis DevOps/SRE. Com o aparecimento desta área, as organizações encontraram uma forma de trabalhar que lhes permite automatizar processos e garantir a entrega mais rápida de produtos mais inovadores e eficientes e que respondem às necessidades dos seus clientes.

À lista dos mais requisitados junta-se o Account manager, o consultor SAP, o administrador de Sistemas/Sys Admin e o Mobile developer (IOS / Android). Neste caso, devido à pandemia, as empresas tiveram de criar mais uma forma/plataforma para se conectar aos utilizadores, nomeadamente através do foco de e-commerce.

Ler Mais