São estes os três sectores que mais formam o talento em competências humanas

Com a evolução cada vez mais rápida da tecnologia e do mundo digital, as soft skills têm-se vindo a mostrar boas amigas dos profissionais e das empresas, uma vez que estas competências permitem acrescentar valor ao trabalho dos colaboradores. Atenta a esta realidade, a GoodHabitz, reuniu o top três de sectores que mais apostam na formação para desenvolvimento destas competências.
Em Portugal, de acordo com dados da GoodHabitz, cerca de 35% das empresas que apostam na formação de soft skills são do sector Retalhista, o que mais investe nestas competências, seguido do sector dos Bens de Grande Consumo/ Manufatura (12%) e do Financeiro (11%)
Ainda no que diz respeito a pódios, a plataforma de e-learning reuniu também os cursos mais populares em Portugal, em 2022. Entre as formações mais realizadas pelos portugueses estão os cursos: “Conte até 10! Gerir as emoções”, “Gestão de tempo”, “Sem stress!” e ainda “A importância de falhar” – todos eles focados em competências humanas.
A nível mundial, os sectores que colocam a formação como prioritária são outros. Segundo a plataforma de e-learning corporativo, o setor dos Serviços é o que mais investe (21%), seguido do setor dos Bens de Grande Consumo / Manufatura (13%) – o que acompanha a tendência nacional.
A partir daqui o cenário altera-se e surge o sector da Saúde, que representa 11% das empresas a trabalhar com a GoodHabitz, o do Estado (8%), o Retalho (8%), o sector Financeiro (7%), da Educação (4%) e, finalmente, o dos Transportes (3%). A nível global, os cursos que mais se destacaram em 2022 foram “Test yourself”, “Excel essentials” e “Storytelling”